De olho no crescente mercado agrícola brasileiro, a Albaugh amplia sua participação mundial e lança em agosto a Albaugh Brasil. Com investimentos iniciais de US$ 300 milhões, a empresa de origem norte-americana quer se firmar no País ampliando sua capacidade fabril e de distribuição. Assim, pretende quintuplicar seu faturamento nos próximos cinco anos, chegando a US$ 500 milhões em 2021.
Segundo o presidente da Albaugh Brasil, Renato Seraphim, os investimentos vão ocorrer neste e nos próximos três anos, tanto em infraestrutura quanto em pessoal. “Estamos comprando novos equipamentos de laboratório e fabricação, além de ampliar a capacitação dos funcionários, que são nosso principal foco, e promover equiparação salarial.”
Ao mesmo tempo, novos colaboradores estão sendo contratados e o sistema de gestão da empresa está passando por ajustes para comportar o objetivo de quintuplicar o faturamento anual no País, que hoje é de cerca de US$ 100 milhões, em cinco anos.
Assim, serão gerados pouco mais de 100 empregos diretos e indiretos, inclusive com reforço na equipe de vendas, que está espalhada pelo Brasil. Foram contratados profissionais com larga experiência no setor de agroquímicos, que já estão à frente da companhia. Hoje, a empresa conta com cerca de 120 colaboradores.
No Brasil, a Albaugh está presente desde 2005, por meio de sua subsidiária Atanor no Brasil. Recentemente, com a aquisição da Consagro, a empresa passou a se chamar Albaugh Brasil, em sincronia com o lançamento da marca no mundo todo.
Seraphim explica que a Albaugh escolheu se expandir no Brasil, pois trata-se do maior mercado de insumos agropecuários do mundo. “O agronegócio movimenta cerca de um quarto do PIB brasileiro e a produção e a produtividade, principalmente das commodities agrícolas, não param de crescer. Para manter esses números em alta, o mercado de defensivos é de extrema importância e por isso vemos no País uma grande oportunidade. Além disso, queremos ajudar a promover maior rentabilidade ao agricultor brasileiro.”
A Albaugh vai oferecer produtos pós-patente de qualidade, com preço mais atrativo que o dos concorrentes. “Nosso objetivo é ser a melhor alternativa de custo x benefício para o produtor. Também queremos investir em serviços agregados a nossos produtos, que visam reduzir os custos de produção dos agricultores, e assim elevar nossa competitividade”, fala o presidente.
Albaugh
A Albaugh é uma empresa norte-americana, fundada em 1979 por Dennis Albaugh, que produz defensivos agrícolas pós-patente e tratamento de sementes. Nos últimos anos, a empresa teve uma expansão considerável no mundo e hoje tem operações no Brasil, Argentina, México, Canadá, China e Europa, além dos EUA.
Atualmente, ocupa o 13º lugar em faturamento no mundo entre as empresas de agroquímicos.
A Albaugh Brasil possui uma fábrica em Resende (RJ), além do escritório central em São Paulo (SP) e das filiais em Porto Alegre (RS) e Campinas (SP).
A unidade de Resende tem capacidade para produzir 10 mil t/ano de fungicidas cúpricos e conta com produção de herbicidas de última geração, totalmente automatizada, com capacidade de 54 milhões de litros/ano de herbicidas seletivos e não seletivos. Seraphim destaca que os fungicidas são produzidos a partir da reciclagem de sucata de cobre e que podem ser utilizados inclusive na agricultura orgânica.
A planta tem 16 mil m² e está recebendo investimentos para elevar sua capacidade produtiva.
Portfólio
Com o lançamento da Albaugh Brasil, a empresa passa a comercializar no País cerca de 20 produtos entre fungicidas/bactericidas, inseticidas, acaricidas, herbicidas e reguladores de crescimento. Muitos deles são fabricados em Resende e outros vêm das fábricas do grupo localizadas na Argentina. Todos os defensivos passam por criteriosos padrões de qualidade, atestados pelos laboratórios mais modernos do Brasil.
Além disso, são avaliados por professores de renomadas universidades como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) para determinar as melhores formas de aplicação e interação com outros agroquímicos. Toda essa experiência é repassada aos representantes técnicos de vendas, para melhor orientar seus clientes.