A missão ministerial que embarca nesta terça, dia 30, para a Ásia, liderada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pretende impulsionar as vendas de carne suína e de frango naquela região. Atualmente, determinados importadores, como o Japão, concentram suas compras de carne suína em Santa Catarina, exatamente por ser o único estado do país com status de livre de febre aftosa sem vacinação. Mesmo sem registro de casos de febre aftosa em suínos no Brasil há mais de 20 anos, o status de “zona livre com vacinação” influencia a abertura de mercados.
Na Coreia do Sul, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) terá um workshop de promoção da carne suína brasileira. Aves e ovos também estarão na pauta do evento. O ministro Blairo Maggi está confirmado para a ação, segundo Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA. “Hoje, a Coreia do Sul importa nossa carne de frango, mas ainda está fechada para a carne suína, faltando poucos pontos para que a abertura ocorra”, disse.
Em julho, uma comitiva do governo de Santa Catarina esteve na Coreia do Sul e, à época, o país asiático deu aval positivo para a compra de carne suína do estado. Em nota, o governo catarinense afirmou que o diretor Bong-Kyun Park, da Agência coreana de Quarentena Animal e Vegetal (Qia), órgão de controle sanitário do país, disse que faltavam apenas questões administrativas a serem tratadas entre os Ministérios da Agricultura da Coreia do Sul e do Brasil, as quais poderão ser resolvidas nesta missão.
O Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne) projeta que o estado possa vender pelo menos 30 mil toneladas por ano de carne suína para a Coreia do Sul, assim que o comércio for liberado.
Na Tailândia, a ABPA também participa de uma série de reuniões com as autoridades locais, para a abertura do mercado à carne suína. Os exportadores brasileiros, no entanto, mostram-se céticos com relação à venda de carne de frango para os tailandeses. “A Tailândia já é grande exportadora de aves, o que reduz as chances de tornar viável a abertura deste segmento para o Brasil”, acrescentou Santin. Frango O vice-presidente de Mercados da ABPA considera que a “nossa maior chance de sucesso na viagem está na China, algo que, se ocorrer, será em um momento bastante interessante para ambos os setores (frango e suíno)”. Desde janeiro, a China superou o Japão e se mantém como segundo maior importador de carne de frango.