O início de vida é um período muito crítico para os leitões. Uma fase em que precisam se adaptar a novos alimentos, desenvolver o sistema digestivo e manter um crescimento firme e saudável. Por isso, eles tornam-se extremamente vulneráveis aos desafios normais da granja, nessa fase.
O grande desafio, então, é atender a todas as exigências nutricionais peculiares à idade desses animais, para assegurar um crescimento adequado e saudável, até o pós desmame. O que o leitão precisa é uma alimentação que atenda às diferentes necessidades fisiológicas do período, familiarize o animal com novos alimentos e estimule o hábito de consumo alimentar.
Isso é condição essencial para um desmame saudável e todas as suas exigências e desafios são completamente resolvidos pelo conceito Romelko, da De Heus, criado na Holanda há cerca de quatro anos e agora lançado no Brasil, depois de grande sucesso em importantes mercados da altamente tecnificada suinocultura europeia.
Romelko é um conceito inovador: seu objetivo é fornecer a solução perfeita para alimentação dos leitões na maternidade e na creche, de modo a incentivar a ingestão alimentar, estimular o desenvolvimento do sistema digestivo do animal e assegurar assim um crescimento saudável dos leitões.
Foco no consumo e na saúde
Segundo Gabriel Salum, Gerente Técnico – Suínos da De Heus, Romelko inova na nutrição de leitões, pois traz um conceito exclusivo de dietas pré-iniciais e iniciais, com foco no consumo e na saúde intestinal. A ciência já mostrou que a capacidade de crescimento dos leitões, nessa fase da vida, está diretamente relacionada à sua capacidade de ingestão de matéria seca.
Desse modo – acrescenta — para promover o bom desenvolvimento dos animais nessa fase, é fundamental fornecer dietas diferenciadas e adequadas no momento certo, “pois esse é um período em que os animais apresentam várias etapas de evolução comportamental e fisiológica e, para cada uma delas, Romelko oferece a solução ideal”.
Eduardo Raele, Nutricionista e responsável pelos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em nutrição de leitões da De Heus no Brasil, explica ainda que a nutrição Premium Romelko tem opções de formulação adequadas à idade e padrão de consumo ideal de cada fase, “o que facilita as trocas de ração ao longo da creche, além de trazer maior rapidez e menor impacto na migração das dietas iniciais mais complexas para as dietas mais simples do pós desmame, refletindo nos resultados até a terminação”.
Fábrica dedicada
Todas essas vantagens só acontecem se a ração garantir segurança sanitária, as melhores matérias primas e qualidade 100% constante. Por isso, a De Heus inovou também no processo industrial e construiu a primeira Fábrica Dedicada do Brasil – com foco em rações pré-iniciais e iniciais, livre de contaminação cruzada e com absoluto rigor em sanidade e qualidade.
“Garantir alimentos seguros para o começo dos leitões não é uma tarefa fácil”– lembra Salum. “Fábricas convencionais são concebidas para todo o perfil de rações, o que em geral traz problemas na produção de dietas pré-iniciais, que representam um volume muito pequeno, demandam ingredientes críticos e tem um processo produtivo mais complexo. Com Romelko, todas essas questões são equacionadas”.