Bem avaliado pela crítica especializada, chefs e consumidores, o sucesso do Festival Suíno no Ponto ficou comprovado no volume de pratos vendidos durante os 10 dias de realização do evento. O festival, que reuniu 40 dos mais conceituados restaurantes de São Paulo, comercializou mais de 3,2 mil pratos de carne suína em apenas 10 dias, que surpreenderam os consumidores com toda versatilidade e sabor da proteína.
A aceitação das receitas criadas especialmente para o festival foi outra grata surpresa. Dos restaurantes participantes, 18 casas criaram novos pratos à base de carne suína e 15 vão manter suas criações no menu. No ranking dos restaurantes que mais venderam seus pratos durante o evento, estão o Due Cuochi, o Tanit e o Zena Cafè, todos com mais de 200 pratos.
Marcelo Lopes, presidente da ABCS, afirma que o resultado positivo do festival demonstra o espaço que a carne suína vem conquistando no dia a dia dos brasileiros. “O trabalho árduo da nossa cadeia tem refletido em grandes conquistas, como o Festival Suíno no Ponto, em que a carne suína foi inserida em renomados restaurantes de São Paulo. A proteína suína vem superando as principais barreiras em torno do seu consumo e o resultado disso é esse expressivo volume de vendas logo na primeira edição desse importante evento”, disse
Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e com o apoio do Sebrae Nacional, o Festival Suíno no Ponto surgiu a partir da necessidade de demonstrar o potencial da carne suína como opção de proteína que pode se encaixar em um cardápio variado e que atende a todos os gostos. De 02 a 11 de setembro, o evento levou ao conhecimento do grande público 16 cortes de carne suína, com destaque para a barriga, carré, filé mignon, costelinha e picanha.
Ao todo, mais de 600 profissionais dos restaurantes participantes foram capacitados na ação, que também teve seu viés educativo, capacitando e motivando os garçons e equipe das casas participantes. O resultado de tanto empenho ficou expresso no aumento das vendas dos pratos já existentes em alguns restaurantes que superaram a casa dos 300%, como foi o caso do Nou (454%), Bistrô Charlô (300%) e do Frangó (285%).
O Zena Caffé, do renomado chef Carlos Bertolazzi, é uma das casas que vai manter a carne suína no seu cardápio. Durante o festival, as costeletas de porco com purê de batata-roxa defumada e cebolas foram sucesso entre os clientes do restaurante. “Tínhamos apenas um aperitivo com carne suína no Zena, que é a coxinha de pernil. Sinto que realmente era uma carne que faltava no meu menu e percebi o sucesso do festival, por isso a receita desenvolvida especialmente para o festival vai permanecer no cardápio, pois superou todas as nossas projeções de vendas”, avaliou.
Na avaliação de Mariella Lazaretti, diretora da Prazeres da Mesa, o evento foi extremamente positivo. “Pessoalmente, sempre acreditei na carne suína e acho que ela tem um potencial gigantesco e vocação para ser a carne brasileira. O Suíno no Ponto foi um sucesso, pois percebemos que as pessoas e os restaurantes queriam mais, e isso mostra que realmente a gente acertou no ponto”, declarou.
Divulgação
Além do destaque na edição de agosto da revista Prazeres da Mesa, que foi ainda acompanhada de um guia exclusivo do evento, o Suíno no Ponto também ganhou visibilidade em mídias especializadas e de grande repercussão no país. Foram 30 inserções em veículos impressos, rádio, sites e redes sociais. As publicações atingiram mais de 7 milhões de consumidores.