“A cadeia de frango está se comunicando interessantemente”, avaliou o especialista em agribusiness José Luiz Tejon durante sua palestra no segundo dia do VIII Encontro Técnico Unifrango, na tarde de quinta-feira (19/10), antes de emendar a crítica que diz respeito a problemática orquestração da cadeia que, para ele, deve melhorar o diálogo com o mercado de insumos.
“A cadeia de frango não orquestra com milho e soja. Se no fumo, que é um mercado tão complexo, é possível orquestrar com toda a cadeia, porque que em outras culturas como nobres essa orquestração não pode ser bem feita? ”, questionou Tejon exemplificando que encontros do setor falta a aproximação com Abramilho e Aprosoja.
BRF
Se mostrando indignado, o especialista citou o recente comunicado da BRF aos fornecedores, enviado por e-mail, solicitando um desconto de 5% em suas comprar no Brasil. “Esse é o tipo de relacionamento que a empresa tem com os fornecedores? Para mim isso é absurdo nas relações com a cadeia produtiva”, avaliou.
O Encontro Técnico Unifrango acontece até esta quinta-feira, em Maringá (PR), e reúne os principais assuntos relacionados ao mercado de trabalho, mercado internacional de frango na próxima década, custos de produção, estratégias de nutrição e situação epidemiológica.