A Yes, empresa especializada em biotecnologia em nutrição animal, apresenta o Yes-GOLF: uma combinação de quatro prebióticos que promete revolucionar a alimentação das aves e suínos. Essa é a primeira vez que uma solução como o Yes-GOLF, que é adicionado na ração, chega ao mercado.
O novo produto aumenta as populações de bactérias benéficas da flora intestinal desses animais e reduz as nocivas. Com isso, melhora o desempenho produtivo, qualidade sanitária e bem estar animal. Entre os benefícios estão melhor conversão alimentar; maior ganho de peso, produção de ácidos graxos de cadeia curta e média, e maior imunidade.
“O Yes-GOLF também é eficiente no controle das Salmonellas. Afirmamos isso depois de testá-lo e comprová-lo”, declara Antônio José Piantino Ferreira, Professor Associado do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.
A empresa aplica aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano para comprovar a sustentabilidade científica dos produtos. “É uma ferramenta precisa na substituição dos APC (antibióticos promotores de crescimento) na nutrição de frango de corte”, acrescenta José Roberto Sartori, Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp Botucatu.
Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa, garantindo a total ausência de antibióticos, questão fundamental para a sustentabilidade das empresas exportadoras brasileiras a partir de 2017.
A partir do próximo ano, redes de fast food ao redor do mundo não permitirão mais carnes cujos animais tenham recebido antibióticos promotores de crescimento durante a vida. “A preocupação não é apenas com a existência de resíduos de antibióticos nas carnes, mas também com o surgimento de bactérias resistentes a estes antibióticos, consequentemente sendo um risco para os animais e para os seres humanos”, explica Carlos Ronchi, Gerente Técnico e Marketing Global da Yes. A União Europeia já proíbe o uso desde 2006, os Estados Unidos fará o mesmo a partir de janeiro de 2017, e o Brasil seguirá também essa tendência. “Precisamos motivar mudanças na cadeia produtiva para garantir um alimento mais seguro ao consumidor final”, afirma. A Yes ainda prevê mais 19 pesquisas até o final de 2017.
Nova fase
O lançamento faz parte da nova fase da companhia que se prepara para ser líder mundial neste mercado. “Inovamos para que a Yes seja a primeira empresa mundial a desenvolver uma combinação de quatro prebióticos que se complementam para o equilíbrio microbiota intestinal”, explica Gabriel Jorge Neto, Diretor Técnico Comercial da Yes.
A companhia, fundada em 2008, agora faz parte do fundo de investimentos Aqua Capital, que anuncia para os próximos três anos um investimento de R$ 70 milhões em sua operação. “Com este recurso vamos inaugurar mais duas fábricas no interior de São Paulo, em Lucélia e Bora, além de ampliar nosso portfólio”, destaca Victor Abou Nehmi Filho, presidente da Yes, empresa 100% brasileira que exporta para 16 países.
Lançamento
O lançamento oficial do Yes-GOLF será durante a 30ª Reunião Anual do CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal) – Congresso sobre Nutrição de Aves e Suínos – Micotoxinas, entre os dias 08 e 10 de novembro, no Hotel Nacional INN, na cidade de Campinas/SP.