Uma suinocultura forte, estável e com extenso mercado não é fábula. O setor cresce e se profissionaliza a cada dia, amparado por alicerces de associações e empresas engajadas no futuro. Já vislumbramos um amanhã próspero, neste mercado que tem tudo para crescer e se consolidar. Mas, antes de alcançar esta realidade, precisamos olhar para ela. Pensar no futuro, literalmente.
E foi isso que fez a suinocultura do Vale do Piranga. Por meio do Projeto Momento Saudável, realizado pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) e com apoio da ABCS, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), jovens de 12 a 15 anos entenderam como a carne suína pode ser forte aliada na alimentação saudável. Com a conscientização das gerações futuras e a quebra de mitos que desservem a carne suína, novas portas se abrem para o setor. E o resultado será a longo prazo.
O Momento Saudável, já em sua segunda edição, consiste em uma série de palestras realizadas em escolas de Ponte Nova (MG). O projeto regional leva informações claras e concisas aos alunos sobre o potencial da carne suína para uma alimentação saudável e equilibrada. Nos dois anos do projeto foram atendidos mais de mil jovens, em oito escolas do município.
Neste ano, o projeto contemplou, no decorrer de outubro, três escolas: Colégio Dom Helvécio, Colégio Equipe e Escola Nossa Senhora Auxiliadora, atendendo cerca de 500 estudantes do 6º ao 9º ano.
A nutricionista Isabela Aparecida foi a convidada especial para respaldar as palestras. Ela explicou aos alunos por que a carne suína é tão importante na alimentação: “É uma grande fonte de proteína, necessária para nosso corpo e crescimento”, esclarece. “É importante que as pessoas se conscientizem disso, por que às vezes elas criam mitos que a carne suína é gordurosa, e isso não faz mais parte da nossa realidade. Hoje, os animais são alimentados com rações a base de milho e soja. Essa carne mudou bastante e traz muitos benefícios para o nosso corpo”, completa.
A gestora executiva da Assuvap, Paula Gomides, explica que o “objetivo é inserir da melhor maneira a boa alimentação na vida dos estudantes, que representam o nosso futuro, desmistificando a carne suína e apresentando a proteína como uma opção saborosa e saudável”.
Além da palestra com a nutricionista, outra foi apresentada, com o tema: “O mundo da suinocultura: conheça uma das principais atividades econômicas de Ponte Nova”, que mostrou aos alunos a força da suinocultura do Vale do Piranga, quarto principal polo independente do país.
Após as apresentações, a associação convidou os alunos para responderem à pergunta “como você entende que a carne suína faz parte uma alimentação saudável?”. A atividade foi conduzida pelos professores em sala de aula. Os autores das melhores frases vão ganhar uma visita em uma granja de suínos de Ponte Nova.