Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

A Aurora, em parceria com a FAI do Brasil e o SEBRAE/SC, desenvolve o Programa de Boas Práticas de Manejo durante o Carregamento de Aves

A missão da Aurora é valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade através da produção de alimentos de excelência.

A Aurora, em parceria com a FAI do Brasil e o SEBRAE/SC, desenvolve o Programa de Boas Práticas de Manejo durante o Carregamento de Aves

O carregamento de aves, também conhecido como fase de apanhe ou pega, é umas das fases mais importantes durante o processo de produção de frangos. Durante essa etapa pré-abate, todo o cuidado para criar o animal pode ser comprometido tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista ético com relação ao bem-estar das aves.

Pensando nisso, para garantir o bem-estar dos frangos e reduzir as perdas de qualidade, geradas por problemas como contusões, hematomas, fraturas e mortalidade, a parceria criou a primeira capacitação prática de carregamento de aves do Brasil. Com o patrocínio financeiro do Sebrae, o treinamento que inicialmente era teórico passou por uma readequação e no presente momento conta com atividades práticas desenvolvidas no interior dos aviários no carregamento dos frangos.

Durante o treinamento teórico, as equipes aprendem a importância do bem-estar dos frangos, a forma correta de pegar e colocar as aves dentro das caixas e como solucionar problemas que possam encontrar durante o trabalho. A capacitação contempla a identificação de problemas inerentes ao processo e como solucionar falhas dentro das equipes que possam comprometer o frango e o produto final. A parte teórica é realizada de forma clara e objetiva explorando, no conteúdo do treinamento, a realidade dos próprios participantes.

Na etapa prática, os colaboradores são estimulados a realizar as atividades de apanhe para observar as diferenças entre as formas de pegar uma ave e as diferentes maneiras de manusear as caixas. No local é realizado o manejo durante uma carga do carregamento e todo processo é realizado da melhor forma possível, do momento em que as caixas são retiradas do caminhão até o carregamento das caixas cheias de frangos. Todas as etapas são abordadas e o operador passa a entender que um manejo calmo, adequado e eficiente é mais rápido e mais fácil de ser realizado.

Segundo Victor Lima, zootecnista da FAI do Brasil e responsável pelos treinamentos das equipes, o objetivo dessa capacitação é conscientizar os colaboradores de carregamento de frango que as boas práticas durante o manejo fazem diferença para as aves, para produção e para o próprio colaborador. “O colaborador precisa entender que ele é um profissional peça-chave do processo e que as boas práticas de manejo são uma ferramenta para melhorar o trabalho que ele realiza diariamente.” ressalta o zootecnista.

O departamento de Apoio Agropecuário da Aurora, conta com uma área exclusiva de profissionais responsáveis pelo bem-estar dos animais, e nessa parceria, o programa capacitou 100% dos colaboradores envolvidos com a etapa de carregamento de frangos, através de 17 treinamentos teóricos e 59 treinamentos práticos.

Atualmente a Cooperativa conta com duas empresas terceirizadas, Desincete e Quality, que realizam o carregamento de aves. A idéia é que com a capacitação das equipes haja uma padronização na fase de carregamento e uma conscientização da importância do bem-estar dos animais nessa etapa. A profissionalização das equipes é fundamental para garantir qualidade e se adequar às novas exigências durante o processo.

Segundo a equipe de apoio agropecuário, a missão da Aurora é valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade através da produção de alimentos de excelência, sendo que o treinamento e a sensibilização dos funcionários e dos técnicos são as formas mais rápidas de se atingir esse objetivo.

Além do treinamento de carregamento de aves, outras atividades merecem destaque no departamento. Anualmente são realizados treinamentos de abate humanitário nas unidades de aves e suínos para capacitação das equipes envolvidas no manejo dos animais e treinamentos de boas práticas com os motoristas responsáveis pelo transporte dos animais vivos.

No mercado já é possível identificar consumidores que estão atentos com as boas práticas pecuárias, em especial o bem-estar animal. Hoje já existem auditorias nacionais e internacionais especificas de bem-estar animal durante todo o processo de produção e antecipar possíveis exigências em relação ao processo de produção permite mais tempo para empresa adequar todo o seu sistema.