No último dia 10 deste mês durante assembleia, integrantes da Associação dos Produtores de Proteina Animal (APPA) definiram que iriam paralisar os alojamentos de frangos e suínos em Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Tapurah e Sorriso que são fornecidos a empresa BRF Foods.
Porém após nova reunião os produtores chegaram a um acordo com Agroindústria de Lucas do Rio Verde e voltaram hoje (19) a realizar novos alojamento.
“O acordo tem validade até final do mês abril, porém demos o voto de confiança ao diretor da empresa que veio de Curitiba para negociação e nos mostrou boa vontade em buscar as soluções”, disse o presidente da APPA, Carlos Alberto Capeletti.
Segundo o presidente dos cinco itens pendentes que os produtores tem com a BRF apenas um foi finalizado e os outros serão definidos em conjunto até o final de abril/2015.
Na reunião ficou acertado o aumento no custo operacional da atividade que vem direto para o produtor administran a granja no dia a dia e estava defasado.
Os ajustes foram: Frango de Corte reajuste de 18,10%, Suínos reajuste de 20,90% e Produção de Ovos reajuste de 16%. Faltando confirmar o impacto nas famílias de custos de mão de obra e Reposições de Equipamentos Depreciados.
A APPA informou que os outros itens que serão trabalhados até final de abril consisti em pagamentos aos Produtores do Resultado de sua Produtividade de 2010 a 2014 que estavam retidos; apresentação de fluxo financeiro do projeto que garante até o final do financiamento (2017 e 2018) a viabilidade do mesmo; e pagamentos de valores extras pra repor equipamentos que foram indicados pela Empresa aos Produtores e tiveram menor durabilidade do que a prevista na implantação do Projeto.