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FIPPPA 2015

FIPPPA 2015 reforça participação chinesa em momento de crescimento da relação comercial Brasil-China

Feira terá a presença de empresários chineses dispostos a investir no Brasil e ainda contará com mais de 30 empresas expositoras do país asiático, que continua sendo um dos mais relevantes mercados do agronegócio mundial.

FIPPPA 2015 reforça participação chinesa em momento de crescimento da relação comercial Brasil-China

Não é de hoje que se nota uma marcante presença dos executivos e empresários chineses em eventos realizados no Brasil. Os dois países, principalmente na última década, criaram um histórico laço comercial, mesmo tão distantes geográfica e culturalmente. E um similar movimento de aproximação poderá ser conferido na FIPPPA 2015 – Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal. O evento confirmou a visita de grandes empresários e mais de 30 empresas expositoras provenientes da China que marcarão presença no Expotrade Convention Center nos dias 28, 29 e 30 de abril, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). 

Entre as expositoras, estão empresas renomadas e líderes de mercado, como a Hebei Xiaojin Machinery Manufacturing Inc., fundada em 1986 e com um amplo portfólio de produtos (misturadeira à vácuo, moedor de carne, defumador automático etc.); a Guangzhou Leader Bio-Technology Co. Ltd., que fabrica produtos nutricionais para animais em todo o mundo; a Zhejiang Apeloa Kangyu Bio-Pharmaceutical Co. Ltd, que produz e comercializa fórmulas veterinárias; e a Famsun (Muyang), patrocinadora GOLD do evento. “A América do Sul é um dos mais importantes mercados para nossa empresa e a FIPPPA é a ponte que conecta a Famsun-Muyang com nossos clientes. Vamos compartilhar toda nossa tecnologia em equipamentos e informações de marketing com os visitantes. Oferecemos aos nossos consumidores atuantes nas cadeias de aves e suínos tecnologia e serviços de primeira linha”, destaca Jason Wang, diretor e representante da empresa no Brasil. 

Verifica-se que o interesse dessas companhias na FIPPPA está na importância que o evento tem para a cadeia de proteína, já que ela é vista como uma vitrine para novas tecnologias, um centro de discussões de tendências de produção e uma forma de prospecção de negócios. Além disso, a possibilidade de reunir mais de 20 mil pessoas nos três dias coloca a feira como um ambiente único para a divulgação de produtos e serviços para o aumento da produtividade e saúde animal. 

China é o foco

Em 2014, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) traçou em um documento o perfil comercial da China. O rico material apontou que a economia chinesa – a segunda do mundo – passaria a norte-americana em 2019, sendo que o país asiático já se coloca como o maior exportador e terceiro maior importador do planeta. 

O Brasil deve manter esse interesse na China devido não apenas ao que ela oferece hoje, mas também no futuro. Segundo a ApexBrasil, os gastos do chinês com alimentos e bebidas alcançaram US$ 925 milhões em 2013, o que corresponde a 27,1% dos gastos totais do consumidor. O aumento da renda e a urbanização serão os principais motores para a demanda de alimentos nos próximos anos, pois a renda per capita entre 2013 e 2018 deve crescer 37,6%, ou média de 6,6% ao ano. 

Potencial

O Brasil atualmente está na 10ª colocação no ranking de fornecedores à China, porém pode alcançar posições melhores, principalmente na comercialização de alimentos, como proteína animal. A preocupação com segurança alimentar na China é muito alta: formatos tradicionais de comércios e vendedores de rua estão perdendo espaço frente aos modelos mais modernos – como hiper e supermercados -, o que dá margem para a compra de produtos do exterior. 

Isso se deve aos ainda baixos padrões sanitários no país, o que obriga a população, com maior poder aquisitivo, a exigir melhor qualidade. Por isso, a inversão dos tipos de comércio. Em 2003, os varejistas modernos respondiam por 36% das vendas contra 64% dos tradicionais; dez anos depois, os tradicionais estão com apenas 35% dessa fatia.

Proteína para a Ásia

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o volume de carne de frango exportado para a China em março deste cresceu 42% na comparação com o mesmo mês de 2014, puxando o desempenho das vendas brasileiras para a Ásia. O continente importou 19% mais carne de frango do Brasil no período, totalizando 112,5 mil toneladas, sendo 24,8 mil toneladas apenas pela China. Os embarques de carne suína para a Ásia – maiores consumidores deste tipo de proteína no mundo – foi de 34,2 mil toneladas no mesmo mês.

“Temos investido em ações para fomentar o incremento das exportações de carne de frango e de suínos para a China e todo o continente asiático. Em parceria com a Apex-Brasil, promovemos a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade de nossos setores por meio da participação, na Ásia, em feiras, workshops e encontros com lideranças de consumidores e autoridades governamentais.  Ao mesmo tempo, firmamos acordos de intercâmbio de informações e outras medidas de aproximação.  A expansão dos embarques de carne de frango para o território chinês, que saltou de 27 mil toneladas em 2009 para quase 230 mil toneladas no ano passado, mostra que o Brasil tem trilhado o caminho certo na manutenção desta valiosa parceria”, destaca o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra. 

São números expressivos. Os dados reafirmam a aproximação Brasil-China e, na FIPPPA, a prospecção de negócios será fortalecida com a maciça presença de representantes do gigante asiático. 

Sobre a FIPPPA

A FIPPPA 2015 é o resultado da união das empresas Gessulli Agribusiness e G5 Promotrade, organizadoras, respectivamente, da AveSui América Latina e Tecno Food Brazil, as duas maiores feiras latino-americanos de produção e processamento de carnes. Inaugurando no país um conceito inovador, a FIPPPA é um evento completo e horizontal que congrega todos os elos da cadeia de proteína animal, da produção ao processamento, do campo à mesa. A feira será realizada de dois em dois anos, atendendo uma antiga reivindicação de representantes dos mercados de aves, suínos e leite, que pediam um evento coeso, completo e bienal. 

Serviço

FIPPPA – Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal
28 a 30 de abril de 2015
EXPOTRADE Convention Center
Curitiba (PR) 

Realização

G5 Promotrade

(41) 3669-8412

[email protected] 

Gessulli Agribusiness

(11) 2118-3133

[email protected]