Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Influenza aviária compromete fornecimento americano

Companhia de cereais afirmou que ainda está calculando o valor de prejuízos.

Influenza aviária compromete fornecimento americano

Um novo foco de gripe aviária, confirmado em mais uma granja de galinhas poedeiras da Post Holdings, levou a empresa a declarar que o “evento de força maior” a impede de cumprir integralmente seus contratos de fornecimento, por meio da divisão produtora de ovos, Michael Foods. A fabricante norte-americana de cereais matinais divulgou um comunicado nesta quinta-feira (14/5).

A companhia, fabricante de cereais matinais, afirmou que está tomando uma série de medidas, como a interrupção de algumas linhas de produtos e remarcação de preços, para compensar a queda no fornecimento de ovos e o aumento dos custos operacionais. Segundo a Post, o novo foco da doença, detectado no Nebraska, elevou para 25% a porcentagem do total da produção de ovos perdida por causa do surto da doença.

A companhia afirmou que ainda está calculando o valor do prejuízo. Essa é a segunda granja da empresa, no mesmo estado, que foi infectada com a doença. Outras unidades, fornecedoras da companhia, em Iowa também tiveram registro da gripe. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o vírus da gripe aviária já infectou mais de 30 milhões de aves no país, principalmente perus e galinhas poedeiras. A agência estima que a produção de ovos recue 0,1% este ano, por causa do surto.