A JBS encerrou as atividades no frigorífico em São José dos Quatro Marcos (MT), com a dispensa de 650 funcionários, o que representa 15% da população economicamente ativa do município, segundo informações do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), no último dia 20 de maio.
Segundo a empresa, a interrupção dos trabalhos se deve às atuais condições de mercado, em que a baixa disponibilidade de matéria-prima tem provocado aumento de ociosidade em algumas regiões do país.
“A JBS oferecerá a todos os colaboradores de São José dos Quatro Marcos a possibilidade de transferência para outras unidades da companhia”, informou a JBS no início de maio. “Aqueles que não aceitarem a transferência serão rigorosamente indenizados em conformidade com a legislação trabalhista vigente, sem qualquer prejuízo aos colaboradores.”
O MPT-MT informou por meio de nota que considera que a JBS “agiu com descaso ao desligar de maneira abrupta seus empregados, sem levar em conta os impactos econômicos e sociais que a medida poderia causar na região”.