Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Acsurs quer ampliar consumo per capita de carne suína no RS

A região sul do país é que mais consome carne suína, porém São Paulo e Estados do Nordeste ainda têm resistência a esse alimento.

Acsurs quer ampliar consumo per capita de carne suína no RS

Uma das metas da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) é trabalhar para aumento do consumo dessa carne. Durante entrevista na Progresso, o presidente da entidade, Valdecir Luis Folador, disse que atualmente a média de consumo por pessoa está em cerca de 15 quilos de carne. Segundo ele, é possível chegar até mais de 20 quilos. Folador acrescentou que, por meio de campanhas e esclarecimentos, houve grande aumento de consumo de carne suína no Brasil nos últimos 15 anos, quando naquela época estava em sete quilos e meio per capita.

A região sul do país é que mais consome carne suína, porém São Paulo e Estados do Nordeste ainda têm resistência a esse alimento. O mercado interno fica com cerca de 85% da carne suína produzida no Brasil e o restante é exportado. Outro dado comentado por Valdecir Luis Folador é que a produção de suínos no Rio Grande do Sul atende todos os frigoríficos do Estado e parte dos animais, entre 200 e 300 mil suínos por ano, precisa ser exportada para outras regiões do Brasil. Além disso, ele acrescenta que a região Norte gaúcha tem bom desenvolvimento da cadeia suína, com frigoríficos em Santa Rosa e região de Frederico Westphalen. Folador ressaltou a importância da recente inauguração de um frigorífico da Labema Alimentos, em Seberi, que tem capacidade para abater dois mil suínos diariamente.