Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Influenza Aviária: Agricultura e Saúde realizam seminário em Registro (SP)

O evento reunirá profissionais da saúde de Registro, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Pariquera-Açu, ONGs e médicos veterinários do Vale do Ribeira e da Secretaria de Agricultura.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, realiza, na próxima terça-feira (23/06), às 10 horas, em Registro (SP), o Seminário de Atualização sobre Influenza Aviária como parte dos trabalhos do Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária, para a apresentação de protocolo de vigilância ativa e passiva em aves migratórias no sítio de Cananéia-Ilha Comprida-Iguape.

Serão apresentadas três palestras: o “Papel das aves migratórias na transmissão do vírus de Influenza Aviária” pelo Prof. Dr. Edison Luiz Durigon, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; “Influenza Aviária – adequada abordagem na saúde humana”, pela Dra Telma Carvalhanas, daDivisão de Doenças de Transmissão Respiratória, da Secretaria de Estado da Saúde; e o ”Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária”, pelo Dr. Fernando Gomes Buchala, médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Uma série de quatro seminários (Campinas, Bastos, Votuporanga e Boituva) já foi realizada no Estado para discussão do tema com os profissionais da área avícola, pesquisadores, produtores e representantes do setor devido às recentes ocorrências de influenza aviária no plantel avícola em países do continente americano e asiático. Nos Estados Unidos já são 222 focos, com mais de 47 milhões de aves atingidas pela doença, causando elevação no preço dos ovos (triplicou) e da carne de frango.

“Neste seminário vamos uniformizar as informações e dar continuidade aos trabalhos de monitoramentos das aves migratórias e de subsistência visando a prevenção da introdução e disseminação do vírus da Influenza Aviária no plantel avícola do estado de São Paulo. A presença dos profissionais da saúde vai ampliar as ações conjuntas entre os técnicos da Agricultura e Saúde do estado de São Paulo”, disse Buchala.

O evento deve reunir profissionais da saúde dos municípios de Registro, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Pariquera-Açu, representantes de ONGs, da Associação de Médicos Veterinários do Vale do Ribeira e técnicos da Secretaria de Agricultura para debater sobre o assunto.

O plano de prevenção de São Paulo está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e contem todas as informações:
http://www.defesaagropecuaria.sp.gov.br/influenza-aviaria/plano-de-trabalho/
 

PROGRAMAÇÃO
10h00 – Abertura
10h30 – Papel das aves migratórias na transmissão do vírus de Influenza Aviária – Prof. Dr. Edison Luiz Durigon – (ICB / USP)
11h00 – Influenza Aviária – adequada abordagem na saúde humana – Dra. Telma Carvalhanas (DDTR/Secretaria da Saúde)
11h30 – Plano Paulista de prevenção da Influenza Aviária –Dr. Fernando Gomes Buchala– Coordenadoria de Defesa Agropecuária
12h00 – Debate e encaminhamentos

SERVIÇO
Seminário de Atualização sobre Influenza Aviária
Dia: 23 de junho de 2015 – (terça-feira)
Hora: 10 horas
Local: Escritório de Desenvolvimento Rural – Avenida Wild José de Souza, 456 – Vila Tupy – Registro – SP