O Ministério dos Transportes instalou ontem (24) o Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas, dando sequência aos compromissos assumidos em fevereiro com representantes de caminhoneiros e transportadores. Por meio dele, o governo federal pretende estabelecer um canal de diálogo para debater, oferecer sugestões e medidas técnicas para o aperfeiçoamento do setor.
Segundo o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, os temas debatidos no fórum serão acompanhado de perto pela Presidência da República. Ele disse que o assunto foi debatido em várias reuniões com a presidenta Dilma Rousseff. “Ela sempre se mostrou preocupada [com a situação que o setor enfrenta]. Estamos felizes por ajudar transportadores, embarcadores e autônomos a encontrar denominadores comuns”, disse Rodrigues durante a cerimônia de instalação do fórum.
Composto por representantes do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, dos transportadores autônomos de carga, das empresas de transportes de cargas e dos embarcadores de carga, o Fórum TRC fará reuniões mensais, com foco na melhoria do transporte de cargas e das condições de trabalho dos caminhoneiros autônomos.
O assessor especial José Lopes Feijoo, representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, reiterou a intenção do governo de implementar todos os compromissos assumidos com o setor. “O que a gente acorda, a gente cumpre. Portanto, até final de junho, o governo anunciará o refinanciamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social [para dar melhores condições aos caminhoneiros para financiar e comprar de seus veículos]”.
O secretário de Planejamento de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond, informou que, já nas reuniões prévias do fórum, foi possível identificar o quão produtivos serão os encontros do grupo. “A demanda pela criação desse fórum foi consenso entre as categorias. Pela primeira vez, estamos reunindo em uma mesa de diálogo essas três categorias tão importantes para o país”, disse, referindo-se a embarcadores, empresas de transporte e transportadores autônomos.
“São categorias que sempre tiveram dificuldades muito grandes para resolverem entre si os problemas. Agora, eles têm um centro: o Fórum TCR, que receberá as demandas e buscará soluções”, disse Drummond.