Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Propostas de soluções para a crise energética e passivos ambientais são o foco principal de evento internacional

A TCS Brasil'16, evento internacional que acontece em junho de 2016, apresentará soluções tecnológicas como alternativas complementares à descentralização da matriz energética brasileira .

A falta de chuva, risco de racionamento, falta de investimento e a perspectiva de reaproveitamento energético são alguns dos assuntos mais comentados do momento. Grande parte desta crise decorre das usinas  hidrelétricas serem responsáveis por cerca de 70% da matriz energética brasileira atual e as demais fontes de energia  ainda estarem dependendo de tecnologias e investimentos que estão em patamar primário no país. Junto a isso se soma a crise do setor de resíduos sólidos urbanos, que com a proibição dos lixões e aterros no país, necessita de soluções e destinos corretos até 2018. O que poucos sabem, no entanto, é que esse lixo pode ser convertido em energia.

 

Em meio a este cenário, surge a Thermal Conversion Solutions Brazil – TCS Brasil’ 16, composta de uma conferência e uma feira  de tecnologia e negócios, com o objetivo de apresentar soluções de conversão térmica e biodigestão. O evento contará com a participação de empresas internacionais detentoras de tecnologia com interesse em desenvolver negócios no Brasil assim como de empresas fornecedoras e de clientes da cadeia produtiva setorial, considerando os desafios políticos, financeiros, sociais, tecnológicos e energéticos atuais.

 

“A TCS Brasil’16 surge da necessidade de buscar soluções para os principais desafios enfrentados atualmente pelo Brasil e demais países da América Latina nas áreas de energia e de passíveis ambientais”, afirma Everson Talgatti, Presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (ITAQ), entidade realizadora do evento.

 

TCS Brasil’16 é um evento de alcance Internacional, com parcerias de peso, entre elas o Gasification Technologies Council (GTC), Illinois Sustainable Technology Center e PRAIRE Research Institute (University of Illinois at Urbana-Champaign), Câmaras de Comércio e Indústria: AMCHAM Brasil (EUA), CCFB (França), CCIBA (Alemanha), CCIBI (India), CCIJB (Japão) e Hartenergy. Além disso, entidades e associações renomadas, nacionais e internacionais, também apoiam o evento. A TCS Brasil’16 acontece de 01 a 03 de junho de 2016, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR).

 

Pauta: Soluções energéticas seguras, sustentáveis e descentralizadas

 

A Conferência, que durará dois dias e meio, apresentará palestras além de painéis de discussões focados em uma agenda positiva, que tem como tema central a necessidade das tecnologias de conversão térmica e de biodigestão na busca de soluções sustentáveis e de segurança para a matriz energética brasileira. Dentro deste aspecto serão exploradas as tecnologias de conversão térmica (gaseificação, pirólese e plasma) e de biodigestão, focadas na geração de energia elétrica e na produção de biocombustíveis, através do processamento de “Feedstocks” como biomassa, resíduos sólidos urbanos, coque de petróleo, carvão mineral e gás.

 

“As tecnologias de conversão térmica demonstram ser uma solução definitiva e rápida para a geração descentralizada de energia no país, servindo de suporte à matriz energética brasileira e apresentando benefícios para sociedade, uma vez que contribui para a sustentabilidade do setor e reduz o passivo ambiental por meio da destinação adequada dos resíduos sólidos.  Este deve ser um dos principais fios condutores do nosso debate em 2016”, comenta Talgatti.

 

A geração de energia a partir dos resíduos sólidos urbanos, é portanto, um dos pilares da TCS Brasil’16, já que a destinação de resíduos se mostra um desafio para os municípios devido ao cenário político e financeiro nacional.  Além de causar grande impacto ambiental, os lixões são um problema de saúde pública. Um estudo realizado pela International Solid Waste Association (ISWA), em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (SELUR) e com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (ABRELPE), revelou que o descarte inadequado do lixo custa R$ 1,5 bilhão por ano para o sistema de saúde pública do Brasil.

 

Na TCS Brasil’16 se destacam as discussões que abrangem linhas de financiamentos públicos e privados voltados à implantação de soluções de conversão térmica e biogás, como forma de cumprimento da LEI 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuindo para a descentralização da Matriz Energética Brasileira. Os representantes de entidades financeiras nacionais e internacionais e seus agentes repassadores terão como objetivo debater sobre o atual cenário das linhas de financiamentos e criar uma agenda positiva para encontrar as melhores formas de solucionar a falta de recursos para a implementação de projetos.

 

Até o momento alguns dos confirmados para a conferência são: Alison Kerester, Diretora Executiva do Conselho Americano de Tecnologias para Gaseificação e Cicero Bley Jr, Ex-Superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional.

 

Informações sobre como se inscrever para participar da Conferência e como ser expositor na feira de negócios estão disponíveis no site www.tcs-brasil.com.