Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Bolívia teme maior oferta de soja com nova política argentina

A Associação de Produtores de Trigo e Oleaginosas da Bolívia manifestou preocupação com a queda das chamadas "retenções" (imposto sobre exportação) na Argentina e a desvalorização da moeda no vizinho.

Bolívia teme maior oferta de soja com nova política argentina

A Associação de Produtores de Trigo e Oleaginosas da Bolívia manifestou preocupação com a queda das chamadas “retenções” (imposto sobre exportação) na Argentina e a desvalorização da moeda no vizinho. A associação diz que um efeito “desesperador” será sentido no médio prazo, com uma enxurrada de grãos no mercado internacional.

“A maior oferta é pior para os produtores da Bolívia por conta dos altos custos de logística e as restrições de comércio que temos com a soja”, diz o comunicado boliviano divulgado pelo Blog AgroSouth News.

Por outro lado, a associação acredita que haverá menos contrabando de trigo e milho da Argentina para a Bolívia com o fim dos impostos de exportação – algo que deve beneficiar os produtores locais. A produção total de soja da Bolívia deve ser de 2,8 milhões de toneladas nesta safra, uma queda de 9% em relação a 2014 em função de dificuldades climáticas.