Férias escolares e gastos habituais de começo de ano fizeram as vendas de carne de frango caírem e preços recuarem na primeira quinzena de janeiro em relação ao mesmo período de 2013. Informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) na sexta-feira ( 17/1).
De acordo com o levantamento , o frango inteiro resfriado teve média R$ 3,67 o quilo no atacado da Grande São Paulo na primeira quinzena de 2014, queda de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos reais (descontada a inflação) o recuo é ainda maior, 12,4%.
Para o frango inteiro congelado, a média atual, de 3,80 o quilo, também no atacado paulista, está 4% abaixo da verificada no mesmo período do ano passado. Em termos reais, a queda é de 8,7%.
“Embora ainda não haja dados oficiais, o aumento do alojamento de pintainhos em outubro do ano passado pode ter refletido em um maior volume de carne produzido em dezembro”, analisa o Cepea. A queda de 6,5% em dezembro nas exportações de carne de frango in natura, em comparação com novembro, é outro motivo apontado pela instituição para a maior disponibilidade interna de carne de frango.