O Workshop PEDv, que ocorrerá no próximo dia 28 de março, em Brasília, é uma resposta rápida da suinocultura brasileira para o surto da doença que já causa milhares de mortes de animais e grandes prejuízos nos EUA e, recentemente, chegou à América do Sul.
Organizado pela ABCS (Associação Brasileira de Criadores de Suínos), ABEGS (Associação Brasileira das Empresas de Genética Suína), o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Embrapa, o evento vai debater, por meio de grandes especialistas no tema, o impacto da PEDv na suinocultura, métodos de transmissão, epidemiologia no mundo, diagnostico, controle e eliminação da doença, biossegurança nacional contra a PEDv, a visão da agroindústria com relação ao vírus e os desafios e oportunidades para a prevenção da doença.
“A biosseguridade é uma prioridade da ABCS e monitoramos constantemente os riscos para o plantel brasileiro. A PEDv é uma doença muito grave que já causa grandes prejuízos nos EUA e chegou à América do Sul. A harmonia que temos com a iniciativa privada e o Mapa permitiu responder rápido e organizar o Workshop para preparar os técnicos brasileiros no esforço para evitar que a doença chegue ao país”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Primeiro evento a discutir o tema no Brasil, o Workshop PEDv reunirá especialistas da iniciativa privada, da Embrapa e do Ministério da Agricultura para trazer as informações e definir planos de contingência. O evento tem inscrições abertas e é gratuito aos interessados em assistir as apresentações dos técnicos do Mapa, Embrapa, PIC dos EUA, Agroceres e da JBS, entre outros.
“Se trata de uma patologia exótica que vem causando um grande problema econômico nos EUA e já chegou ao Peru e Colômbia, com grandes prejuízos econômicos. Estamos tomando todas as medidas para capacitar o pessoal técnico e principalmente para discutir soluções que previnam a entrada da doença em nosso país.”, comenta o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser.
O gerente de serviços técnicos e gestão sanitária da Agroceres PIC, Daniel Linhares, é um dos palestrantes no evento e destaca a importância de conhecer o patógeno para evitar surtos no Brasil. “O Intuito é educar profissionais da suinocultura sobre PEDv, patógeno emergente na suinocultura nas Américas. O Brasil deve estar ciente sobre o o vírus e ter conhecimento básico sobre diagnóstico, dinâmicas de transmissão, controle e erradicação”, analisa.
Além dele, o evento contará com apresentações do diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques; do sanitarista da PIC nos EUA e América Latina, Cesar Corzo; do coordenador de trânsito e quarentena animal do Mapa, Alberto Gomes; do gerente de sanidade animal da JBS Foods, Mario Sergio Assayag; e da pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella.
O Workshop PEDv ocorrerá no dia 28 de março, das 8h15 às 12h, no auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio), em Brasília. Mais informações pelos telefones (19) 3526-8580 e (61) 3030-3200.