Foi lançado nesta quinta-feira (20), pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (SFA/DF), o Comitê Técnico Gestor (CTG), que será um espaço para a discussão de políticas públicas para o associativismo e o cooperativismo no Distrito Federal (DF).
A intenção é que, a partir das discussões realizadas pelo CTG, que contará com a participação de cooperativas e associações do DF, entre outras instituições, o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo (Pisacoop) possa ser implantado na região.
Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, o Pisacoop, que já foi implantado no Rio Grande do Sul (RS), no Paraná (PR), no Pará (PA) e na Bahia (BA), garante que o processo agropecuário seja sustentável e produtivo. “Nosso objetivo é proporcionar melhoria de renda e de produção, já que a metodologia de trabalho do Pisacoop elege prioridades a serem alcançadas como metas. É a ampliação de oportunidades para os produtores, mas que também implica em uma cobrança maior”, afirmou.
O Pisacoop indica e seleciona propriedades que vão adotar inovações tecnológicas. Segundo Caio, em 2006, a tecnologia no campo era o item menos importante no processo de produção agrícola e agora é o instrumento pelo qual os produtores rurais mais têm prezado. “A cada ano, pelo menos 40% da pesquisa em tecnologia é renovada. Por isso, é nosso dever levar essas novas tecnologias para os produtores”, ressaltou o secretário da SDC.
A primeira reunião do CTG está marcada para o dia 10 de abril, quando será instalado o comitê, dando início às discussões para elaboração de um plano de trabalho a fim de implementar o Pisacoop no Distrito Federal.