Segundo o diretor comercial da Cotripar Bruno Vefago, este ano, o Paraguai teve uma safra de soja em torno dos 8,8 milhões de toneladas, número considerado bom, ficando apenas atrás do ano passado, devido à seca, quando o número foi de 9,5 milhões de toneladas de soja. Ele explica que há muitos pontos positivos para a agricultura no país.
De acordo com ele, em dois anos é possível conseguir cinco colheitas cheias. Ele explicou que ainda existe uma boa área para a expansão das culturas.
“Os produtores costumam fazer a safra de soja de verão, soja safrinha, depois o trigo e no outro ano fazem novamente a soja verão e o milho safrinha”, afirmou.
Vefago declarou que o principal desafio do país é ampliar a exportação. Outro objetivo do Paraguai é a diversificação das culturas no país, entre elas soja, milho, trigo, arroz, feijão, cana-de-açúcar e girassol.
Pecuária – Conforme Vefago, a população per capita de animais no país é a maior do mundo. Enquanto se tem seis milhões de habitantes no Paraguai, há 14 milhões de cabeças de gado. Outro destaque é a qualidade dessa carne. Ele conta que, na região do Chaco Paraguaio, a qualidade é ótima.