A comercialização da safra de soja e de milho safra e safrinha da temporada 2013/14 no Paraná permaneceu praticamente estagnada na última semana, com avanços pontuais, de acordo com os dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado referentes à semana encerrada no dia 23 e divulgados nesta quinta-feira.
Até segunda-feira, as vendas de soja alcançavam 67% da produção total do Estado, o que representa um avanço de apenas 1 ponto percentual na semana.
No caso do milho de primeira safra, colhido no verão, a comercialização avançou 2 pontos percentuais e chegou a 67% da safra paranaense. Já a comercialização do milho safrinha, que está em fase inicial de colheita, manteve-se estagnada em 6% da produção estimada.
Até dia 23, os produtores haviam colhido 5% da área plantada com milho de segunda safra, um avanço de 3 pontos percentuais na comparação com a semana anterior.
Os produtores paranaenes também estão retraídos na comercialização do café, que está em época de colheita. Apenas 7% da produção estimada para o Paraná já está fixada para vendas, o que significa que não houve nenhum avanço na comparação com a semana anterior.
Já a colheita está tomando ritmo e avançou 6 pontos percentuais em sete dias, alcançado, até o dia 23, 27% dos cafezais. A condição dos pés de café manteve-se idêntica à da semana anterior, com 44% das áreas a colher em “boas” condições e apenas 16% em situação “ruim”.
O Deral informou ainda que o plantio de trigo já alcança 82% da área estimada para a cultura no Paraná, contra 74% na semana encerrada dia 16 de junho.