Há muitos programas voltados aos sistemas de gestão com qualidade de processo, produto, meio ambiente, segurança alimentar, entre outras, como HACCP ou APPCC – análise de perigo e de pontos críticos de controle, GMP ou BPF – boas práticas de fabricação, Eurepgap – sistema de garantia de produção de alimento seguro desde o campo, OHSAS – sistema de gestão voltado à saúde de segurança ocupacional. Sistemas de gestão, implantados separadamente ou em conjunto beneficiam nível operacional e gerencial facilmente percebido, tendo como base entre outros itens:
– Padronização dos processos operacionais;
– Treinamentos direcionados e especializados para cada função;
– Indicadores que permitem uma visão ampla e real do andamento dos processos;
– Registros e tratamento das ocorrências;
– Integração entre colaboradores e o sistema de gestão;
– Integração entre colaboradores e os outros processos da empresa;
– Normas claras e objetivas quanto a política da empresa;
– Busca por ambiente de trabalho adequado;
– Garantia de qualidade de processo e principalmente de produto.
Maioria desses sistemas de gestão foi baseada nas normas ISO, principalmente a parte de padronização dos procedimentos, organização de documentos, programas de treinamento. A esses procedimentos foram adicionados os específicos a cada sistema, como o de BPF, no qual existem regras específicas de Procedimento Padrão de Higiene Ocupacional (PPHO),regras de saúde do colaborador, equipamentos de higienização, programas de higienização de ambientes, equipamentos, acessórios necessários (luvas, toucas, máscaras) ou o não uso de acessórios como a proibição de uso de adornos, esmaltes. APPCC tem como base as normas de BPF, com ênfase na garantia do processo através de análise minuciosa do processo, identificação, tratamento e registro dos possíveis pontos onde é possível haver algum tipo de contaminação ou não conformidade.
ISO não é uma sigla, mas um nome derivado da palavra grega “isos”, que significa “igual”, palavra foi escolhida para dar nome à International Organization for Standardization e evitar a proliferação de siglas em função dos vários idiomas dos países membros. É uma organização internacional, não governamental, que elabora normas internacionais, fundada em 1947,com sede em Genebra, Suíça, composta por mais de 120 países, formada por organizações de padronização nacionais, é uma federação mundial de órgãos nacionais de normalização, que tem por objetivo preparar e emitir normas técnicas. Brasil participa da ISO através da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.O maior objetivo da ISO é estabelecimento de normas que representem, traduzam o consenso quanto ao conteúdo dos diferentes países membros, através de discussões e análises.
Uso de um programa de qualidade ou de uma ferramenta específica de gestão para a qualidade, faz sentido quando os seus efeitos podem ser mensurados e os resultados passíveis de medição para a verificação da eficiência e da eficácia da solução implementada. A forma mais comum utilizada para a medição é a utilização de indicadores,
Os indicadores são variáveis representativas de um processo que permitem quantificá-lo e visualiza-lo de forma mais prática. Em função do uso a que se destinam, os indicadores podem ser classificados de diversas maneiras. Para o Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear- IBQN (1993), os tipos mais comuns são:
a) estratégicos, táticos e operacionais – situam indicadores conforme se aplicam às questões vinculadas a cada segmento do planejamento da empresa;
b) funcionais – são indicadores relacionados com as funções da empresa, podendo-se falar de indicadores de produção, vendas, planejamento, finanças, tecnologia, suprimentos, recursos humanos, etc.;
c) de qualidade e produtividade – indicadores relativos à eficiência e eficácia do processo.
Ha evidências dos benefícios ganhos com certificação de um ou mais sistemas de gestão como: aumento do market share, utilização da certificação como marketing e conquista de novos clientes. Benefícios quanto a implantação do sistema: maior eficiência/produtividade, redução de perdas, melhoria nos serviços ao cliente, redução de custos e controle gerencial, além de maior conscientização quanto aos processos, utilização do padrão como ferramenta promocional, melhoria dos serviços com clientes, facilidade com a eliminação de problemas com os processos, eficiência, aumento de clientes, da satisfação desse cliente e melhoria no processo de adaptação de novos empregados.
É possível implantar com sucesso um ou mais sistemas como estes em granjas, incubatórios, fábricas de ração, laboratórios, administrativos e Indústria. Normas são adaptáveis a todos os seguimentos de mercado e pra obter sucesso na implantação de sistemas é necessário profissionais com conhecimento no sistema de gestão desejado, colaboradores dispostos a participar do projeto, força de vontade e a maior vantagem é o baixo custo. É possível usar dos colaboradores de outros departamentos para ajuda na implantação do sistema, proporcionando um tempo maior de implantação, mas com resultado final satisfatório. Investimentos são relativos às instalações atuais da empresa e daquilo que ela procura no sistema. Adaptações são possíveis, mas o empresário certamente terá algum tipo de gastos com a implantação. O mais importante é reafirmar que a participação dos colaboradores já existentes na empresa é fundamental para sucesso do trabalho, porque faz deles mais participativos e dedicados, além de reduzir os gastos com a implantação. Não há um prazo específico para implantação dos sistemas, depende também de variáveis como disponibilidade de pessoas, de investimento, de profissionais habilitados entre outras. Mesmo que o processo demore um tempo razoável, os resultados são notados já nos primeiros meses e à medida que o projeto avança, esses também avançam! É importante lembrar ainda que os sistemas de gestão citados são eficientes também quando implantados, para auditorias de segunda parte, ou seja, quando a empresa é visitada por um fornecedor ou para exportações. Inúmeras as vantagens com um bom sistema de gestão de qualidade, importante é como fazê-lo e aplica-lo de forma simples e eficaz pra toda organização ser beneficiada, desde os acionistas até os clientes.