Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

PIB do agronegócio calculado por CNA e Cepea cresceu 0,42% em abril

O desempenho do setor foi puxado novamente pelo agronegócio ligado à pecuária, cujo PIB registrou variação positiva de 0,77% em abril.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio do país calculado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) cresceu 0,42% em abril e passou a acumular alta de 1,22% no primeiro quadrimestre deste ano, conforme informações divulgadas nesta quarta-feira.

O avanço do setor continua a ser puxado pelo agronegócio ligado à pecuária, cujo PIB registrou variações positivas de 0,77% em abril e de 2,39% nos primeiros quatro meses de 2014. Mas o PIB do agronegócio ligado à agricultura, que iniciou o ano em baixa, também está em ascensão. Subiu 0,27% em abril e 0,7% no primeiro quadrimestre.

Conforme a CNA, os resultados poderiam ser melhores não fosse o desempenho das atividades industriais ligadas à agropecuária. O PIB específico desse elo da cadeia caiu 0,2% em abril e, com isso, cresceu apenas 0,26% entre janeiro e abril. Já as atividades agropecuárias primárias (“dentro da porteira”), embaladas por mais uma colheita recorde de grãos e pelo avanço da bovinocultura, têm registrado as maiores altas — 1,12% em abril e 2,48% no acumulado deste ano, conforme CNA e Cepea.

O PIB do elo formado pelos insumos, por sua vez, cresceu 0,73% em abril e 1,15% no quadrimestre, enquanto houve aumentos de 0,23% e 0,92%, respectivamente, no PIB da área de distribuição. Apesar das altas calculadas na área de insumos, a CNA realçou que o faturamento do grupo formado por adubos e fertilizantes apresentou queda de 16,12% de janeiro a abril em relação a igual intervalo de 2013.

Esse recuo derivou, sobretudo, de uma queda média de 6,82% nos preços dos insumos no período, mas o recuo da produção nacional também influenciou o resultado.