A empresa norte-americana do ramo alimentício Hormel Foods fabricou uma motocicleta movida a um tipo de biodiesel originário da gordura do bacon. A “moto-bacon” utilizou como base o modelo Track T-800 2011, com motor 800 cm³, três cilindros, de 45 cv . De acordo com seus criadores, não será produzida em série, pois o único exemplar fará parte de um documentário local.
O biocombustível originário do bacon torna-se uma alternativa sustentável aos combustíveis utilizados atualmente e a empresa afirma que conseguiu transformar cerca de 90% da gordura utilizada em combustível para a motocicleta. Ainda de acordo com os criadores, o odor dos gases exalados durante a queima do combustível é idêntico ao característico do alimento. Além disso, é pouco poluente e ajuda na redução de emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente.
A empresa lançou um site, em inglês, que conta um pouco mais sobre seus criadores e como o equipamento foi produzido. Vale a pena conferir essa ideia, que mesmo se tratando de um produto único pode fomentar iniciativas para novas ideias dentro do ramo de combustíveis menos poluentes. Confira no player abaixo mais informações sobre a “moto-bacon”.