Os produtores de Roraima estão contentes com o desenvolvimento das lavouras de soja, cultura que está em expansão no estado.
A lavoura verdinha mostra que as plantas estão se desenvolvendo bem apesar dos problemas no início do ciclo, quando Roraima enfrentou um forte período de estiagem, que atrasou em quase um mês o início do plantio da soja.
O clima mudou e as chuvas e outros fatores contribuíram para aumentar a produção do grão em 2014. Em um ano, a área plantada saltou de 12 para 18 mil hectares.
A expectativa de colheita é de uma safra recorde, de quase 60 mil toneladas, o dobro do que foi colhido no ano passado e, como a safra em Roraima tem um calendário diferente do restante do país, os produtores estão otimistas.
A colheita está prevista para setembro, época de plantio na maior parte dos estados brasileiros.
A logística de comercialização para o exterior, áreas facilmente mecanizadas e o valor da terra atraíram o agricultor Geison Nicaretta. Ele saiu de Mato Grosso para investir na produção de soja em Roraima. “Essas áreas hoje estão com preço relativamente barato, estamos próximos do mercado exterior e isso facilita bastante a exportação da soja plantada aqui”, diz.