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Instituto Ovos Brasil e ABPA promovem Semana do Ovo 2014 de 6 a 11 de outubro

Projeto reúne uma série de ações simultâneas e coordenadas em vários Estados brasileiros para incentivar o consumo e esclarecer mitos

Instituto Ovos Brasil e ABPA promovem Semana do Ovo 2014 de 6 a 11 de outubro

Levar informação, esclarecer mitos e fomentar o consumo de ovos no Brasil são os principais objetivos da Semana do Ovo 2014, que vai acontecer de 6 a 11 de outubro. A campanha é uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) com o apoio de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor, passando pelas principais empresas do setor até o varejo.

Este projeto reúne uma série de ações simultâneas e coordenadas em vários Estados brasileiros para incentivar o consumo e esclarecer mitos. Degustação de omeletes em supermercados, distribuição de informativos em academias de ginástica, divulgação de receitas, folder sobre os benefícios do ovo para a nutrição, realização de palestras para médicos, nutricionistas, crianças e adolescentes são algumas das ações que serão promovidas. Para isso, os organizadores contam com a parceria de redes de supermercados, além de bares e restaurantes.

No ano passado, estas ações atingiram mais de dois milhões de pessoas em todo país. Para este ano, a expectativa é resultado ainda melhor, prevê o Presidente do Instituto Ovos Brasil e membro da comissão organizadora da campanha da Semana do Ovo 2014, Ricardo Santin. “Devemos atingir um público ainda maior neste ano em função dos parceiros que aderiram ao projeto neste ano”.

Consumo
Aumentar o consumo de ovos no país é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva. A combinação da falta de conhecimento com uma série de mitos sobre este alimento desestimula seu consumo e coloca o Brasil entre os menores consumidores do mundo. Para se ter uma ideia, o consumo per capita médio do brasileiro no ano passado foi de 170 ovos contra a média mundial de 210 ovos por habitante. No México, o maior consumidor mundial, este numero foi de 360 ovos por habitante ao ano. A meta é atingir no país um consumo médio de 208 ovos por habitante, o que significa quatro ovos por semana, até 2016.

Para isso, a Semana do Ovo representa hoje a maior mobilização da avicultura de postura, apostando na informação qualificada e divulgação de pesquisas científicas que comprovam os benefícios deste alimento. “Promover o consumo de ovos é importante para melhorar a qualidade da alimentação do brasileiro. O ovo é considerado um alimento completo, rico em proteína, ele representa 20% das nossas necessidades diárias, além de ser rico em vitaminas e minerais com apenas 70 calorias, o equivalente a uma fruta média”, defende Santin.