O consumo mundial de carne vai continuar a crescer, mas uma mudança de foco pelo consumidor de preço para qualidade significa que os processadores de carne precisam melhorar seus esforços de marketing, de acordo com um estudo publicado no jornal de pesquisa Meat Science.
Pesquisadores da Irlanda investigaram as tendências do consumo de carne e identificaram que a demanda do consumidor continuaria a crescer, tendo em vista a situação econômica mundial em geral favorável e uma crescente população mundial. Especificamente, eles disseram que carne de frango irá superar a carne suína como a carne mais consumida no mundo até 2022.
Os processadores vão enfrentar um desafio de apelar para os consumidores em mercados desenvolvidos, onde o consumo de proteína animal irá estagnar e aumentarão as suas preocupações sobre qualidade, preveem os pesquisadores. Será essencial para a indústria da carne entender como os consumidores percebem a qualidade, e como tais percepções influenciam as suas escolhas, a fim de determinar os atributos mais importantes para manter ou melhorar os produtos.
A qualidade deve ser considerada do ponto de vista do consumidor, destacaram os pesquisadores, com ênfase sobre as percepções e dimensões emocionais e funcionais. A qualidade percebida é multidimensional, e com base no prazer sensorial da alimentação, segurança, salubridade e comodidade. Por isso, os frigoríficos devem focar em busca, experiência e credibilidade, destacou o estudo.
As pistas de qualidade para “busca” parecem ser de grande importância, disseram os pesquisadores, e podem ser promovidas por meio de mensagens extrínsecas como marcas de qualidade, informações sobre a origem do produto, prazo de validade e informações sobre a produção e o processamento.
Pistas externas também são cada vez mais importante para a credibilidade, com uma história por trás de produtos cada vez mais importante para o cliente para se conectar com o produto, escreveram eles. O “efeito halo” de qualidade do processo pode melhorar a avaliação dos alimentos.