As ações em comemoração ao dia mundial do ovo, realizadasentre os dias 6 e 11 de outubro, em diversos estabelecimentos do estado destacaram a grande importância da proteína, deixando como mensagem os variados benefícios em termos de saudabilidade que o alimento pode trazer a vida das pessoas.
Nos seis dias de ações foram distribuídos folders, papéis bandeja, informes e livros de receitas sobre o alimento em empresas, restaurantes, padarias, supermercados, e academias. Também foi feito um trabalho todo especial nas escolas de Santa Maria de Jetibá, através de um teatro da Companhia de Fantoches do Tio Diu, que além de falar de questões do alimento ovo, tratou de assuntos relacionados a importância da preservação do meio ambiente.
Outras ações de incentivo ao consumo da proteína foram desenvolvidas em 120 escolas de Domingos Martins e Marechal Floriano. Nos três municípios, aproximadamente 10.000 crianças receberam um caderno de atividades com história em quadrinhos, caça-palavras e desenhos para colorir. Os cadernos também foram entregues a dezenas de crianças que participaram de um congresso religioso mirim.
Também em marechal Floriano, foi realizada uma ação com crianças de até 3 anos de uma creche, que tiveram a oportunidade de conhecer o mascote da campanha “João Ovão”, além de experimentarem uma deliciosa omelete preparada pelas cozinheiras da unidade. Ainda no mesmo município, foi feita uma ação da empresa Globoaves, onde os mais de 40 funcionários receberam informações valiosas sobre o alimento ovo, além de ganhar livros de receitas, informes e cadernos de atividades para seus filhos. Na ocasião também foi servido um almoço com um cardápio todo especial a base do alimento.
O encerramento da Semana do Ovo aconteceu no dia 10/10, na sede da AVES, mais precisamente no café da manhã com a preparação de uma saborosa omelete feita pela Diretor Executivo da instituição, Nélio Hand.”A iniciativa é uma forma de agradecer os colegas colaboradores da AVES que se empenharam ao máximo para o sucesso da campanha”, afirmou.
De acordo ainda com o Executivo da Entidade, a resposta do trabalho foi a receptividade das ações propostas. “Vimos que o consumidor de maneira geral está consciente quanto asaudabilidade da proteína. Isso só consolida o esforço que vem sendo realizado nos últimos anos pelo setor avícola nacional”, destacou.
Segundo informações da AVES, o consumo per capita nacional de ovos deverá atingir as 185 unidades ao final de 2014 e com as ações que estão intensificadas na última década, devem elevar esse consumo para 200 unidades por habitante/ano, segundo estimativa do setor nacional.
A Semana do Ovo 2014 é uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em parceria com as Associações Estaduais. No Espírito Santo, as atividades foram conduzidas pela AVES e Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (COOPEAVI).
Porque comer ovo faz bem!