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Exportações

ABPA buscará ampliar as exportações brasileiras de proteína animal à China

Uma missão coordenada pela ABPA seguirá para a China, na próxima semana, para participar de uma série de ações junto a autoridades e a compradores locais.

Flag of the People’s Republic of China
Flag of the People’s Republic of China

Uma missão coordenada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) seguirá para a China, na próxima semana, para participar de uma série de ações junto a autoridades e a compradores locais.

Uma delas acontecerá em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Food & Hotel China (FHC) 2014, em Shanghai.

Durante esse evento – que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro – a entidade promoverá reuniões com importadores locais. 

Aproveitando o público presente, a ABPA realizará degustações de aperitivos de frangos e suínos, para divulgar o sabor e a qualidade dos produtos.  Mais de 100 quilos de produtos avícolas e suinícolas serão utilizados na ação.

Junto com a degustação, serão distribuídos materiais informativos em mandarin, que destacam os diferenciais dos produtos de aves, ovos e suínos do Brasil, como o status sanitário.

Além da participação na feira, a ABPA realizará encontros com autoridades chinesas, com o objetivo de agilizar a habilitação de mais plantas para exportação de carne de frangos e de suínos àquele mercado.  Atualmente, 29 plantas avícolas estão autorizadas a exportar para o destino asiático.  

“A China já é o sexto maior importador de carne de frango do Brasil, mas ainda há um grande espaço de mercado para atuarmos”, ressalta o vice-presidente de Aves da entidade, Ricardo Santin. “Neste sentido, respaldado pela parceria que já temos estabelecida, buscaremos agilizar a habilitação de novas plantas cujo processo já está adiantado. Com isto, no curto prazo, o fluxo de exportações para o mercado chinês poderá ser ainda maior”.

Ao mesmo tempo, a ABPA trabalhará para incrementar os embarques de carne suína para a China, que não tem a mesma expressividade do setor de aves. Nos nove primeiros meses de 2014, foram embarcadas para lá 753 toneladas do produto, desempenho 16,5% menor em relação ao ano anterior.