Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

Avisulat: Embrapa destaca fêmea suína, salmonelômetro e orientações sobre limpeza

Biosseguridade, bem-estar animal e custo de produção são os assuntos abordados pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia.

Biosseguridade, bem-estar animal e custo de produção são os assuntos abordados pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Avisulat 2014 – IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, Feira de Equipamentos, Serviços e Inovação, que acontece de 4 a 6 de novembro no Centro de Exposições Fiergs em Porto Alegre (RS).

Na quarta-feira, 5/11, o pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho aborda “Custo de produção na avicultura de corte na atualidade”. No mesmo dia, os pesquisadores Nelson Morés e Osmar Dalla Costa participam com os temas “Doenças emergentes e biossegurança na produção de suínos” e “Bem-estar animal na suinocultura”. Na quinta-feira, 6/11, é a vez do pesquisador Luizinho Caron com “Biosseguridade na cadeia avícola”.

No estande da empresa, os visitantes poderão conhecer algumas das tecnologias, produtos e serviços da Unidade, como a fêmea suína Embrapa MO25C, concebida para ser versátil, com boa produção de leitões, mas que transmita também melhor qualidade de carne aos suínos de abate. A MO25C é voltada para sistemas de produção que abastecem supermercados, churrascarias, restaurantes, mercado externo e produtos curados (presunto, copa, salame), que exigem cada vez mais qualidade de carne in natura, mas também pode ser utilizada por sistemas que produzem carne para indústria.

A principal característica da carne dos cevados produzidos por matrizes MO25C está na suculência (marmoreio), percebida principalmente na fabricação de produtos curados, que não ficam tão secos. A carne também tem diferenças no sabor, maciez e na cor, um pouco mais vermelha que a carne industrial.

A MO25C pode ser utilizada com a linha macho da Embrapa, o MS115. Conhecido como “suíno light”, o MS 115 tem potencial genético para carne na carcaça acima de 62%, é adaptado para criações em todo o território nacional e é livre do gene halotano, o que lhe confere maior resistência ao estresse e uma capacidade de produzir carne de melhor qualidade.

Outra novidade é o Salmonelômetro. O software foi criado pela Embrapa para popularizar entre técnicos e produtores os fatores de risco para salmonela nas granjas que produzem suínos. O Salmonelômetro apresenta um teste sobre a situação da granja. Respondidas as perguntas, surge um índice de provável contaminação por salmonela e o apontamento dos fatores de risco que precisam ser corrigidos. O visitante receberá informações técnicas sobre assunto salmonela. O Salmonelômetro pode ser acessado também na internet, no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves, onde está disponível, ainda, uma publicação sobre o tema.

A Embrapa também apresenta o vídeo Limpeza e Desinfecção em Granjas Suinícolas. O vídeo explica em detalhe oito passos indispensáveis para limpar e desinfetar adequadamente as instalações em que são criados os suínos. São eles: limpeza seca, limpeza úmida, aplicação do detergente para completar a limpeza e retirar a sujeira invisível, lavagem final ou enxágue, retirada da água acumulada nos pisos e equipamentos, secagem das instalações, desinfecção e vazio sanitário. A limpeza e a desinfecção requerem dedicação de toda a equipe, sejam produtores, técnicos ou empresas de limpeza. A dedicação tem um retorno certo em termos de bem-estar animal, custos menores e bons resultados de produtividade. O vídeo pode ser visto e baixado gratuitamente na página www.embrapa.br/suinos-e-aves.

A Poedeira colonial Embrapa 051 também vai estar no Avisulat 2014. Ela produz de 280 a 300 ovos a cada ciclo, enquanto uma galinha colonial comum atinge 80. A 051 é considerada de duplo propósito, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos. A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, a Embrapa 051 tem todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Outros assuntos em evidência no estande da Embrapa no Avisulat são a diarreia epidêmica dos suínos (PED), que tem causado prejuízos à suinocultura dos Estados Unidos por provocar grande mortalidade entre os leitões. Mesmo não apresentando ameaça ao consumidor, nem restrições ao comércio internacional de carne suína, o vírus representa um potencial perigo à suinocultura brasileira pelos danos econômicos que pode provocar.

Já há registros da presença do vírus em países da América do Sul, como Peru e Colômbia. Por esse motivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa, agroindústrias, produtores e laboratórios formaram um comitê que elaborou um plano de contingência e fez sugestões de medidas de biossegurança para a produção brasileira.

A Embrapa Suínos e Aves mantém uma página na internet com informações sobre o PDEv, dados sobre como ele afetou a suinocultura norte-americana, informações sobre medidas de biossegurança e publicações sobre o tema. Todos os materiais são gratuitos e podem ser acessados em www.cnpsa.embrapa.br/pedv/pedv.php.

Além disso, o visitante poderá ter acesso a orientações sobre o bem-estar no transporte de suínos, cuidados que trazem melhores condições de trabalho nas granjas e benefícios econômicos; a CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos), disponível em www.cnpsa.embrapa.br/cias, que publica mensalmente os índices dos custos de produção de aves e suínos (ICPFrango e ICPSuíno) e os custos de produção referenciais nos 11 maiores Estados produtores do Brasil; e o Granucalc, software de ajuste de granulometria da ração para aves e suínos disponível para computadores e smartphones e tablets baseados no sistema operacional Android.