Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Pequenos produtores na base da alimentação mundial

O pequeno e o médio produtor estão no centro das atenções das principais entidades ligadas ao agronegócio mundial.

Pequenos produtores na base da alimentação mundial

O pequeno e o médio produtor estão no centro das atenções das principais entidades ligadas ao agronegócio mundial. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO/ONU acredita que, por meio de tecnologia e informação, estes serão os principais atores na empreitada para alimentar cerca de nove bilhões de pessoas em 2050. Para isso, governo, iniciativa privada, sociedade civil e a comunidade internacional deverão agir em conjunto com o objetivo de aumentar a produção mundial de alimentos.

Sandro Andreazza, produtor de morango e mação em Caxias do Sul (RS), é um exemplo de agricultor que se encaixa nesse perfil. “Hoje conseguimos distribuir nossos produtos para várias regiões do País. Atendemos São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e um pouco do Nordeste, também abastecemos uma grande rede de supermercados da região Sul. Toco minha produção no campo com o conhecimento que herdei do meu pai e com ajuda de funcionários. Conto também com o suporte que temos do Programa Mais Qualidade, da Bayer CropScience, que nos ajuda a manter o padrão das frutas”, ressalta.

O Vale do Ribeira, região que abrange 31 municípios no Sul do Estado de São Paulo conta com diversos pequenos produtores de banana, que contribuem para o abastecimento da fruta em várias regiões do País. Roberto Kobori possui cerca de seis hectares da cultura na cidade de Registro, onde conta com apenas um funcionário para ajudar no manejo da lavoura. “Minha área é pequena, mas atendemos a demanda de vários atacadistas que, por sua vez, distribuem as frutas para diversas regiões do Brasil,” comenta o bananicultor.

Atualmente, segundo levantamento agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de cinco milhões de produtores respondem por 75% dos alimentos consumidos pela população e por aproximadamente 38% de participação no valor bruto da produção do meio rural. A Bayer CropScience possui um relacionamento bastante estreito com esses pequenos e médios produtores, visando assessorá-los dentro e fora do campo, para que a produção seja efetiva podendo atender a alta demanda do mercado.

Sobre o programa Mais Qualidade
O Mais Qualidade tem como objetivo a obtenção de produtos com qualidade superior a partir do uso correto e seguro de insumos para a agricultura, além de apoio técnico diferenciado, treinamentos e informações periódicas sobre o mercado. Um trabalho que vai do campo até o consumidor final, que recebe um alimento identificado com garantia do rastreamento e da qualidade de produção.