Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Basf aposta em plataforma colaborativa ao completar 150 anos

Para ter um mundo melhor, todos têm que fazer a sua parte. É o que pensa a Basf, empresa alemã de químicos com sede em Ludwigshafen.

Para ter um mundo melhor, todos têm que fazer a sua parte. É o que pensa a Basf, empresa alemã de químicos com sede em Ludwigshafen. Ao comemorar 150 anos, lança o Creator Space, plataforma online para integrar sociedade, empresários e cientistas de todo o mundo em busca de soluções nas áreas de produção de alimentos, urbanização e energia. Ainda na comemoração do aniversário, houve uma mudança no slogan para “We create chemistry” (nós transformamos a química, em português).

O conceito é de um espaço online colaborativo onde os temas são debatidos abertamente. Uma estratégia de aproximar a empresa e seu público alvo, os consumidores. “Queremos iniciar algo novo no nosso aniversário e tentar novos jeitos de trabalhar em conjunto pelos próximos anos – não só com a Basf, mas também com pessoas fora da companhia”, disse o presidente do conselho de diretores executivos Kurt Bocks.

A plataforma foi ao ar em setembro de 2014, e atualmente conta com mais de 2000 integrantes trocando ideias em tempo real. Essas discussões serão levadas para fora da internet e expostas a clientes, políticos, cientistas, representantes de ONGs e funcionários, durante o Creator Space Tour, que acontece nas atividades de aniversário. Os tópicos discutidos, por exemplo, são as soluções para a gestão de resíduos orgânicos, formas de construir habitação sustentável para as pessoas de baixa renda, ou a geração de idéias para melhorar o abastecimento de água nas cidades. Em São Bernardo do Campo (SP), no local onde está a Fundação Espaço Eco, já existe um protótipo de moradia feita com isopor – mais barata e energeticamente eficiente.

Como aperitivo do que está por vir com a plataforma, os executivos da BASF criaram durante a conferência comemorativa um espaço colaborativo com jornalistas e convidados durante 90 minutos em sua sede em Ludwigshafen. Na ocasião, os presentes criaram soluções (no papel e com protótipos) para o deslocamento urbano. O resultado foi a variedade de ideias e integração entre desconhecidos, misturando os altos executivos da empresa a jornalista de todo o mundo em um só ideal: sugerir soluções.

Em 2015 o tour acontecerá em seis cidades, durante uma semana. A primeira será Mumbai, logo em janeiro. Depois, Xangai, Nova York, São Paulo, Barcelona e Ludwigshafen. Serão oficinas, conferências, competições de ideias e eventos culturais. Os temas debatidos serão escolhidos de acordo com a realidade de cada lugar.

Para a agricultura, o foco a partir de 2015 é melhorar a produção de alimentos para combater a fome do mundo, e também otimizar o uso da água, problema que tem despertado preocupação em todos os continentes. Em seus laboratórios centralizados na Alemanha mas com filiais em todo o mundo, uma grande rede de cientistas em parcerias com universidades testam novas combinações de fungicidas, pesticidas e herbicidas para que as safras se desenvolvam bem em situações limites. Para isso, estudam os impactos ambientais em diversos níveis, tentando caminhar para uma tecnologia cada vez mais sustentável.