Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos - Mercado Externo

No Paraná, previsão da safra tem queda de 4%

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento divulgou a primeira previsão de produção para as culturas da segunda safra, que começam a ser plantadas em janeiro.

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento divulgou a primeira previsão de produção para as culturas da segunda safra, que começam a ser plantadas em janeiro. Conforme a pesquisa mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), feita em dezembro, haverá redução de 4% na produção da safrinha, que cai de um volume total de 11,04 milhões produzidos no ano passado para uma expectativa de colheita de 10,55 milhões de toneladas esse ano.

Com a incorporação da safrinha, a previsão da produção total de grãos no Paraná para o ano agrícola 2014/15 avança de um total de 22,15 milhões (da safra de verão), para 32,7 milhões de toneladas de grãos com a incorporação da previsão da safrinha.

A queda na produção ocorre em função de uma ligeira redução na área plantada e de produtividade com milho safrinha, que cai de 1,89 milhão de hectares plantados no ano passado para 1,87 milhão de hectares que podem ser plantados esse ano. Se essa previsão de área se confirmar, a estimativa de produção também cai, passando de 10,4 milhões de toneladas colhidas no ano passado para 9,9 milhões de toneladas que podem ser colhidas esse ano.

A safra de grãos de verão 2014/15 vem se desenvolvendo bem, com a recuperação da regularidade do clima. O período de plantio foi prejudicado pela seca ocorrida em outubro, mas depois as chuvas voltaram e a normalidade na condução das lavouras, também. Se houver prejuízos em relação à produtividade, só serão conhecidos quando começar a colheita em meados de fevereiro.