O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, anunciou ontem (22/01), em cerimônia no Palácio Piratini, os novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) da gestão 2013/2014.
Houve renovação de 30% em relação a gestão 2011/2012. Do total de 90 integrantes, 27 são mulheres, atingindo 30% de composição feminina do colegiado. Este é a segunda gestão do Conselho e os suinocultores gaúchos estão representados nele, pela segunda gestão consecutiva, pelo presidente da Associação de Criadores de Suínos (Acsurs), Valdecir Luis Folador. “O Conselho é um canal de comunicação entre entidade e suinocultores e o Governo estadual. Através das reuniões, é possível expor as demandas e as dificuldades do setor suinícola aos demais conselheiros, que representam outras entidades e setores”, frisa Folador.
Como vem fazendo nas últimas reuniões do Conselho, Tarso Genro pediu que os conselheiros e conselheiras cobrem mais do Governo estadual e verifiquem se os programas e as ações do Estado estão chegando à população gaúcha. “O Conselho deve fazer correções permanentes das políticas de Governo e chamar os secretários para que prestem contas do que está em andamento e o que deve ser feito”, disse o governador.
A primeira reunião da nova gestão do Cdes-RS está agendada para o dia 12 de março.
O Conselho
O Cdes-RS é um espaço público não-estatal que tem o papel de analisar, debater e propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul. É órgão consultivo do governador e integra o Sistema Estadual de Participação Cidadã. Busca intensificar o diálogo e a concertação, fortalecendo a democracia no Estado. O Pleno do Conselho se reúne a cada dois meses, intercalando com reuniões das Câmaras Temáticas e outras atividades.