Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Pesquisador Airton Kunz retorna de pós-doutorado nos Estados Unidos

O objetivo do pesquisador foi estudar o manejo e o tratamento de resíduos animais.

O pesquisador Airton Kunz retornou nesta segunda-feira, 28, para suas atividades na Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, depois de passar um ano nos Estados Unidos realizando seu pós-doutorado. O objetivo do pesquisador foi estudar o manejo e o tratamento de resíduos animais.

A primeira etapa do pós-doutorado aconteceu na Texas A&M University, na cidade de College Station no estado do Texas. Fundada em 1871, a universidade tem 53 mil estudantes e aparece entre as principais instituições de pesquisa norte-americana em termos de financiamento recebido. Na Texas A&M, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves estudou durante seis meses as estratégias de tratamento e extração de nitrogênio de efluentes de animais utilizando tecnologias de membranas para a recuperação ou tratamento do nitrogênio.

Nos seis meses seguintes, Kunz atuou no ARS (Agricultural Research Service), a principal agência interna de pesquisa do USDA (United States Department of Agriculture, equivalente ao Ministério da Agricultura brasileiro), na cidade de Florence, na Carolina do Sul, dando continuidade aos trabalhos realizados no Texas. Nesta fase, o objetivo foi acoplar as tecnologias de membrana para extração de nitrogênio com o processo anammox (do inglês “oxidação anaeróbia de amônio”). O pesquisador Airton Kunz estudou ainda diferentes configurações em reatores com atividade anammox, um processo já em operação na Embrapa Suínos e Aves, inclusive com dejetos de suínos.