Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Chegada da quaresma aumenta a venda de ovos no Sul de Minas

Em alguns supermercados, aumento já chega a 30%. Momento também é sentido nas granjas e na agricultura familiar.

Chegada da quaresma aumenta a venda de ovos no Sul de Minas

A chegada da quaresma está movimentando um setor da economia que tem lucrado com o aumento das vendas neste período no Sul de Minas. Com a diminuição no consumo de carne vermelha, os ovos estão sendo uma alternativa nas mesas e por isso, a procura nas granjas tem aumentado. Em alguns supermercados da região, o aumento nas vendas do produto já chega a 30%.

Segundo a Associação Mineira de Supemercados, a quaresma é responsável por um aumento de 20% nas vendas de ovos em relação a outros períodos do ano. O motivo é que muitos católicos diminuem o consumo de carne vermelha como penitência. Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos do país. Conforme a Associação dos Avicultores, o estado é responsável por 15% de toda a produção nacional. Ao todo, são produzidas 200 mil caixas com 360 ovos por mês.

Os bons números já refletem nas granjas, onde o produtor está sendo mais valorizado e os estoques estão baixos. “O preço deu uma alta considerável, em torno de 30%. Por causa da grande procura muita gente liga aqui, a gente liga para outras granjas, porque não estão conseguindo comprar”.

Os pequenos produtores, que trabalham com a agricultura familiar, também já sentem os reflexos da alta. “A procura nesta época é muito grande e isso nos ajuda nos sutento da casa e complementa nossa principal renda, que é o café”, disse o produtor rural Arcanjo Alexandre Alves.