Em Assembleia Geral Ordinária realizada na manhã de hoje (08/03) em Estrela (RS), no Hotel Estrela Palace, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) reelegeu, por mais dois anos, o suinocultor Valdecir Luis Folador (41) como presidente da entidade, em chapa única.
Herdada dos pais e avós, a suinocultura é parte da vida de Folador, um gaúcho natural de São Valentim, no noroeste do Estado. Líder nato, destacou-se em meio a crise dos anos de 2002/2003, momento em que os suinocultores encontravam-se em um cenário com produção superior à demanda e, com isso, buscavam alternativas para a atividade. Logo após, participou ativamente da Comissão Parlamentar de Inquérito das Carnes (CPI), fazendo pressão para sua instalação e como depoente.
Procurado por lideranças da suinocultura, em 2005 assumiu sua primeira gestão como presidente, sendo reeleito para as gestões de 2007/2009, 2009/2011 e 2011/2013. Com mais dois anos à frente da presidência, serão, ao total, dez anos junto à associação, em defesa dos suinocultores gaúchos. Ao ser reeleito, Folador agradeceu o apoio recebido e falou que todos os esforços serão feitos no desenvolvimento de ações de interesse do suinocultor e da suinocultura gaúcha.
O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) esteve presente na assembleia, oferecendo total apoio à suinocultura.
Antes de Folador, atuaram como presidentes da Acsurs Hédio Scherer (1972 a 1976), José Adão Braun (1977 a 1982 e 1989 a 1998), Werner Meincke (1983 a 1988) e Gilberto Moacir da Silva (1999 a 2004).
Diretoria Gestão 2013/2015
Houve a renovação de apenas 15% dos integrantes que compunham a chapa anterior. Junto de Folador, que também é delegado titular da entidade junto a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS); compõem a diretoria Mauro Antônio Gobbi (de Rodinha), na função de primeiro vice-presidente; Jandir João Pilotto (Caxias do Sul), Rafael Acadrolli (Rodeio Bonito), Laurindo José Vier (Cândido Godói) e Jean Marcelo Fontana (Tapejara) como vice-presidentes; Edson Ricardo Gross (Santa Rosa), Odolir José Zanatta (Vila Maria) e Edenilson Daltoé (Arroio do Meio) são conselheiros fiscais – titulares; Ari Freling (Três Passos), Ari Feranti (Barra do Rio Azul) e Edson João Zancanaro (Erechim), como conselheiros fiscais – suplentes; e Flauri Ademir Migliavacca (Casca), como conselheiro técnico. O produtor Celso Diel (Santo Cristo) assume como delegado suplente da entidade junto a ABCS.