Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acordo

Senar/SC firma parceria com ACCS para qualificar produtores de suínos

Termo de cooperação técnica visa a execução de atividades na área de suinocultura.

Senar/SC firma parceria com ACCS para qualificar produtores de suínos

“Aperfeiçoar os sistemas de produção, melhorar a qualidade dos planteis entregues às agroindústrias, bem como aumentar a renda e ampliar a qualidade de vida do produtor/trabalhador rural”. Com este intuito, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), assinou nesta semana o termo de cooperação técnica nº 002/2013 com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

O presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o termo de cooperação técnica visa a execução de atividades na área de suinocultura, tendo como público-alvo os produtores e os trabalhadores rurais. “Caberá ao Senar/SC analisar e aprovar as demandas encaminhadas de acordo com sua capacidade operacional e financeira, encaminhadas pelos Sindicatos Rurais; fornecer certificado de participação aos alunos aprovados; acompanhar a execução dos eventos e fazer o reembolso das despesas necessárias à realização dos cursos, aos Sindicatos”, explicou.

Segundo o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, a associação apresentará a demanda de eventos ao Sindicato Rural do município, divulgará junto aos seus associados a realização das ações programadas e sugerirá temas a serem abordados nas atividades. Atualmente a Associação representa mais de 8 mil suinocultores. “A produção de suínos no Estado, após a crise drástica que teve o seu ápice em 2012, registrou queda na produção. Hoje são 412 mil matrizes suínas em Santa Catarina. Mais de 6,4 milhões de suínos alojados e anualmente o Estado produz mais de 800 mil toneladas de carne”, complementou.

O encaminhamento ao Senar/SC das demandas oriundas do setor será responsabilidade dos Sindicatos Rurais nas respectivas áreas de abrangência. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, complementou que a cooperação técnica vigorará até 31 de dezembro de 2013, podendo ser prorrogada mediante termo aditivo.