Começou ontem (25/3) na cidade de Suwon, na Coreia do Sul (a cerca de 30 km da capital, Seul), a terceira edição do workshop entre a Rural Development Administration (RDA) e a Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O workshop vai discutir, até a próxima sexta-feira, a situação atual e perspectivas futuras de parcerias em áreas definidas como prioritárias entre as instituições brasileira e coreana.
A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC) está representada no evento pelo pesquisador Everton Krabbe, que participa dos debates sobre as oportunidades de cooperação para desenvolvimento de probióticos e enzimas para uso na saúde e bem-estar humano e animal.
“Temos interesse na parceria na área de produção de insumos, especialmente na parte de enzimas. A Embrapa pode criar linhas de pesquisa que venham a auxiliar o setor produtivo na avaliação de produtos, como ração e medicamentos”, exemplifica o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Gerson Scheuermann.
O workshop terá ainda a presença do diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, e de pesquisadores das unidades Clima Temperado (Pelotas-RS), Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e Hortaliças (Gama-DF), além do coordenador do Labex-Coreia da Embrapa, Gilberto Schmidt.
A intenção é que os projetos de cooperação técnica que venham a ser firmados entre Embrapa e RDA tenham início no começo do ano que vem.