Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Ubabef prevê alta na exportação de carne de frango em abril

Dados preliminares do MDIC mostram que, na primeira semana do mês, foram exportadas, em média, 2.200 toneladas de carne de frango por dia.

Ubabef prevê alta na exportação de carne de frango em abril

As exportações de carne de frango em abril devem superar o volume embarcado em março, estimou nesta quinta-feira (11) o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. Dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) mostram que, na primeira semana do mês, foram exportadas, em média, 2.200 toneladas de carne de frango por dia, volume 38% maior do que em março (1.600 toneladas, em média, por dia) e 5% acima de abril de 2012 (2.100 toneladas).

O presidente da Ubabef observou que no primeiro trimestre as exportações de carne de frango recuaram 12,22% em volume (para 310,1 mil toneladas), mas a receita diminuiu apenas 0,06% (para US$ 682,1 milhões), graças ao aumento de 13,89% no preço médio, que atingiu o valor recorde para o período, de US$ 2.106/tonelada.

Turra afirmou que as expectativas para o ano são otimistas, pois o setor vem trabalhando com oferta ajustada à demanda, em função do estreitamento das margens no ano passado devido à alta dos preços das matérias-primas, principalmente do milho, que responde por quase 70% do custo de produção.

O dirigente se reunião nesta tarde com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, para discutir o abastecimento de milho. Turra disse que o governo federal está atento ao problema e que vai repor os baixos estoques oficiais do grão, aproveitando a queda dos preços provocada pela expectativa de produção recorde no Brasil e safra cheia nos Estados Unidos.

Turra afirmou que alertou o secretário sobre a necessidade de formação de estoques estratégicos na Região Sul, de pelo menos 500 mil toneladas, com a remoção do cereal de Mato Grosso. Ele explicou que os estoques são necessários para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado.

Criadores de aves e suínos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina enfrentaram problemas de abastecimento de milho, por causa da quebra de safra na Região Sul, provocada pela forte estiagem. ‘A gente sabe das dificuldades do governo para remover grandes volumes de grãos em curto espaço de tempo’, declarou.