Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Logística

AveSui: Brasil "esquece" de investir em infraestrutura

Agronegócio cresceu 218% em produtividade, desde 1991, mas logística do Brasil não acompanhou este ritmo, opina Dilvo Grolli.

AveSui: Brasil "esquece" de investir em infraestrutura

O agronegócio vive um bom momento no Brasil. Investimentos focados em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias permitiram o aumento da produtividade agrícola nacional e, atualmente, o País está em um patamar privilegiado perante outras potências agrícolas como Estados Unidos e China. “Da safra de grãos de 1991/92 até a safra 2012/13 constatamos um crescimento de 218% em produtividade. Uma revolução do agronegócio!”, afirma Dilvo Grolli, presidente da Coopavel. “Devemos este aumento aos estudos de ciências agrárias e novas tecnologias”. Grolli, que proferiu palestra durante o Painel Conjuntural da AveSui 2013, salienta, no entanto, que a infraestrutura logística no Brasil não evoluiu no mesmo ritmo. “O agronegócio brasileiro cresceu 218% nestes últimos anos, mas quanto cresceu a infraestrutura?”, questiona o presidente da Coopavel. “Foi esquecida”.

Para Grolli, a demanda por grãos e a produtividade da produção agrícola seguirá crescendo, mas o País precisa investir em armazéns, ferrovias, hidrovias, entre outras tantas demandas para não chegar ao caos. “2013 já era, passou. Precisamos de um plano real para o futuro”, concluiu Grolli.