O estado de São Paulo vem recebendo reforços para as agroindústrias regionais. Há quatro meses os frigoríficos Cowpig, Bressiani e Santa Rosa recebem consultoria industrial promovida pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e o Sebrae/SP. A primeira fase de uma consultoria que será concluída ainda este ano tem como objetivo identificar oportunidades para aumento de competitividade; ganhos com otimização de processos; aumento de produtividade; além de orientações na gestão da produção que visam melhores resultados operacionais.
Nos frigoríficos Cowpig e Bressiani a consultoria foi realizada pela empresa Cavicchia Consultores Associados Ltda. Responsável pela consultoria, o economista e consultor empresarial, José Eduardo Cavicchia, fez a elaboração de fichas técnicas e a análise de produtos e seus custos, com a finalidade de conhecer a estrutura organizacional das empresas e ainda coletar dados essenciais para a elaboração de um relatório das futuras atividades.
Para o diretor da Cowpig (Boituva/SP), Renato Sebastiani, as consultorias industriais são uma grande oportunidade de aperfeiçoamento nos trabalhos dentro da empresa. “Hoje essas consultorias são essenciais para o crescimento da empresa, com um mercado cada vez mais competitivo é preciso se informar e qualificar nosso sistema e assim tomar as decisões corretas”, diz. “A presença de profissionais capacitados e confiáveis, também nos dá a certeza de um trabalho bem feito”, acrescenta Renato.
Já no Frigorífico Santa Rosa de Leme Ltda, foram analisados os setores de abate, triparia, desossa, industrialização, logística, gestão e layout para ampliação do frigorífico. Para a continuidade do trabalho, será elaborado um anteprojeto com esboço que atenda todas as necessidades de ajustes de fluxos, aumentos de capacidades e produtividade, bem como um plano de ação para cada tópico levantado. O sócio proprietário do Frigorifico Santa Rosa, Pedro Gabone, se diz contente com o início da consultoria e espera bons resultados deste investimento. “A primeira fase foi bem proveitosa, os consultores fizeram um levantamentos dos principais pontos vulneráveis dentro do frigorifico e a partir disto vão trabalhar para o melhoramento de cada setor. Estamos ansiosos também pela formulação do novo layout do frigorifico, que trará a ampliação dos nossos processos produtivos”, comenta.
Segundo a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, as consultorias nas agroindústrias, em gestão e melhoria de processos industriais, vão de encontro à base do PNDS. “Diante do aumento de custos da mão de obra, a otimização para a redução de custos permitirá aos nossos parceiros melhores ganhos e otimização de seus processos, tornando os mais competitivos”, encerra.