O serviço de fiscalização veterinária e fitossanitária da Rússia (o Rosselkhoznadzor) suspendeu temporariamente as importações de unidades processadoras de carne bovina do Minerva (SIF 431) e do Marfrig (SIF 3047), e de carne de frango da Seara (SIF 576), após realizar testes de laboratório que constataram a presença da bactéria listeria em lotes de carnes importadas do Brasil.
O serviço russo justifica que a suspensão das plantas se deu em função das “repetidas não-conformidades”. A planta de SIF 431 do Minerva está localizada em Palmeiras de Goiás (GO); a de SFI 3047, do Marfrig, em Mineiros (GO); a de SIF 576, da Seara, em Itapiranga (SC). O Rosselkhoznadzor também decidiu reforçar a vigilância em relação aos produtos vegetais importados da planta 576 da Seara.
Mesmo com as restrições às importações do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso anunciadas e não efetivadas, além do movimento constante de suspensão e liberação de plantas frigoríficas, o mercado russo ainda é um dos mais importantes para as exportações brasileiras de carnes.