“A Aurora, preocupada em produzir em harmonia com o meio ambiente, não poupa esforços para implantar programas ambientais em suas unidades, garantindo a sustentabilidade do empreendimento”, realça o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos Mário Lanznaster, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, celebrado nesta quinta-feira (5).
Neste contexto, diretores, funcionários e produtores estão engajados na defesa do meio ambiente e demonstram respeito e o compromisso da cooperativa por meio de ações do cotidiano, voltadas à preservação. “A cada ano, a Aurora reforça o compromisso com investimentos e melhorias contínuas em procedimentos operacionais, contribuindo para um desenvolvimento sustentável”, complementa.
A cooperativa utiliza o biogás, fonte de energia limpa, que substitui o gás liquefeito de petróleo consumido em grande quantidade na indústria. Esta energia autossustentável é armazenada em uma Central Geradora de Energia Elétrica e todo o seu potencial é retirado do gás produzido nas estufas pelos dejetos de suínos. “Esse fator traz à Aurora uma economia de recursos naturais, em especial da água, desta maneira é possível investir e aprimorar o sistema de energia sustentável colaborando com o meio ambiente”, ressalta Lanznaster.
As ações ambientais da Aurora são coordenadas pelo Departamento de Gestão Ambiental e praticadas nas unidades por equipes de trabalho, com o objetivo principal de produzir sem agredir o meio ambiente. A equipe de Gestão Ambiental realiza reuniões mensais para a tomada de decisões em relação à questão ambiental da empresa e para desenvolver programas internos de cuidado com o meio ambiente, desde do uso dos recursos naturais até o destino dos resíduos das fábricas.
De acordo com a gerente de comunicação social da Aurora, Isabel Cristina Machado, as decisões são tomadas em conjunto e trabalhadas em todas as unidades da empresa. “Campanhas de conscientização e investimentos são debatidos e depois apresentados à direção da cooperativa, que tem na sua estratégia o cuidado e o zelo com os recursos naturais. Para trabalhar ainda mais a sustentabilidade, foi desenvolvido em 2012 um projeto para coletar óleo de cozinha usado. Todo o óleo coletado foi doado a entidades que produzem produtos derivados, como o sabão”, explica.
RESÍDUOS SÓLIDOS
No ano passado, os trabalho de gestão de resíduos sólidos tiveram continuidade em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Neste sentido, funcionários e a comunidade participaram de projetos em parceria com os Municípios para introduzir a coleta seletiva municipal. Também foram realizadas gincanas educativas, campanhas de arrecadação de materiais recicláveis, entre outras atividades para sensibilizar trabalhadores e familiares da necessidade em preservar o meio ambiente.
ÁGUA
RECICLAGEM
A cooperativa executa várias ações que visam o cuidado do meio ambiente. Entre elas, destaca-se o Programa Reciclagem Vida, que no ano de 2012 contribuiu com o recolhimento de 4.314.699,54 kg de materiais recicláveis, que seriam enviados aos aterros da região. Durante as datas comemorativas são desenvolvidas campanhas temáticas nas unidades da cooperativa. Na semana em que se celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, a Aurora promove a campanha “Carona Amiga”, com o objetivo de incentivar os funcionários a deixar o carro em casa, para evitar o lançamento do gás carbônico na natureza. Estudos revelam que ao deixar de transitar com o veículo, uma pessoa deixa de lançar no ar, em um só dia, cerca de 6 kg de gás carbônico a cada 30 km percorridos.
O plantio de árvores também é incentivado pela Aurora nas unidades. “Essenciais para a vida, às árvores não só embelezam o ambiente como mantém a umidade do ar e ajudam a minimizar a poluição e proteger as margens dos rios”, observa Isabel. Por isso, em comemoração ao Dia da Árvore, foram distribuídas mudas de plantas nativas aos funcionários, em parceria com os viveiros municipais da região. No Dia da Água são promovidos encontros “Amigos do meio ambiente” para a limpeza de riachos próximos das unidades da cooperativa.
A cada ano, a Aurora, reforça o compromisso com o meio ambiente por meio do uso de energias renováveis, de investimentos e da melhoria contínua dos procedimentos operacionais, do desenvolvimento de novas tecnologias para o tratamento de seus resíduos e do cuidado com a água e o ar. “Desta maneira, a cooperativa contribui para a redução do aquecimento global e avança rumo a sustentabilidade. No ano passado foram investidos no meio ambiente R$ 7.555.833,05 e em reflorestamento R$ 559.080,00”, ressalta Lanznaster.
A TURMINHA DA RECICLAGEM
A Fundação Aury Luiz Bodanese, por meio de sua mantenedora a Coopercentral Aurora Alimentos, mantém o programa “A Turminha da Reciclagem”, que sensibiliza crianças e adolescentes da rede municipal, estadual e particular, de 6 a 14 anos, sobre a importância da separação correta de resíduos, com uma linguagem lúdica e divertida.
Os objetivos da iniciativa são: despertar o interesse e a consciência pelas questões ambientais; promover a reflexão sobre os problemas ambientais do planeta; conscientizar e sensibilizar que nosso modo de vida e hábitos são os principais responsáveis por esses problemas; promover uma relação mais responsável com o meio ambiente e as questões ambientais; criar novos conceitos e paradigmas em relação à natureza e ao manuseio e destinação dos resíduos; instigar o consumo consciente; despertar o interesse pelas questões comunitárias; criar um canal de comunicação entre escola e a comunidade e divulgar as ações de caráter cultural, educativo e ambiental realizadas pelas escolas e municípios.
“As crianças são os agentes mais importantes no processo de conscientização da sociedade. É notória a influência que exercem sobre os adultos com hábitos já incorporados e consolidados. Os pequenos se adaptam e aprendem com facilidade”, observa Isabel. Durante as ações do programa são realizadas reuniões com as Secretarias de Educação para verificar o interesse de participar. Há apresentação de vídeo, bate-papo com os participantes e distribuição de materiais didáticos e personalizados.
A escola é convidada a participar de um projeto de responsabilidade social e ambiental. No final de cada ano, as unidades escolares inscrevem um case para seleção das melhores práticas. As escolas ganhadoras recebem um troféu e as demais participantes, certificados. Em 2012, foram inscritos 39 projetos. “Os resultados alcançados são satisfatórios, tanto no número de crianças quanto nas escolas atendidas e em especial pela mudança cultural ocorridas nas regiões por onde o programa passou”, ressalta Isabel.
No ano passado, o programa beneficiou 34.021 crianças e adolescentes, em 504 ações. Os municípios abrangidos foram do Estado de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul com total de 21.824 crianças e adolescentes em 286 ações. Além do Rio Grande do Sul, com um total de 12.197 crianças e adolescentes, em 218 ações. Também participaram do programa filhos de funcionários das unidades da Aurora Alimentos.