Pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Xaxim, o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos Mário Lanznaster e o vice-presidente Neivor Canton receberam no último fim de semana, o “Título de Cidadão Xaxinense”, concedido pela Câmara de Vereadores de Xaxim, durante sessão solene na sede do Legislativo.
A homenagem surgiu em função da atitude que Aurora tomou em dezembro de 2012 ao arrendar pelo prazo inicial de três anos a indústria de abate e processamento de aves de Xaxim – que pertence à Massa Falida do antigo Grupo Chapecó. Para recolocar em pleno funcionamento a unidade, a Aurora investirá R$ 60 milhões, admitirá 2.200 empregos diretos e habilitará mais de 600 avicultores.
O autor da proposição, presidente da Câmara Armando Roncaglio, ressaltou a grandeza e a importância da Aurora. “Sinto-me pequeno em comparação a tamanha honra em presidir essa sessão, voltada a reconhecer o papel da cooperativa, que foi fundamental para a salvação humana”, enfatizou.
Roncaglio também enfatizou o destaque econômico e social proporcionado pela Aurora no município. “Muitos xaxinenses estavam à míngua, viviam na escuridão do desemprego, da crise financeira e o município quase parou. Neste contexto, a cooperativa disse ‘vim para ficar e conte comigo’. Com isso, surgiu uma nova era, a página dourada. A cidade ressurge mais forte, com a população mais feliz, tranquila e segura”, desabafou.
Para o prefeito de Xaxim, Idacir Antonio Orso, Mário e Neivor são grandes homens que passam a fazer parte da história do município. “A homenagem é mais do que justa, é um reconhecimento pela luta em reerguer a economia de Xaxim. No momento do desafio, vocês acreditaram na população e no potencial da cidade”, destacou.
De acordo com o prefeito, atualmente, Xaxim, respira novos ares porque pessoas de bem apostaram na retomada de uma atividade econômica importante. “Espero que essas homenagens sirvam de inspiração para continuar lutando pelo município e pela região. Saibam que nós admiramos vocês”, complementou.
HOMENAGEADOS
O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, realçou que recebeu a homenagem com entusiasmo e humildade. “Essa foi uma generosidade excessiva do Legislativo de Xaxim. Essa honraria faz com tenhamos a exata dimensão de nossa responsabilidade, nos enche de desejos e soma-se a isso uma satisfação pela singela contribuição”, afirmou. Em seu discurso, Canton também ressaltou os princípios e valores do cooperativismo, voltado a gerar e distribuir renda às famílias.
“O cooperativismo no oeste de Santa Catarina tem dado bons exemplos, demonstração de um trabalho sério e comprometido, que tem gerado resultados. Nosso estilo é bastante rígido, pois somos compelidos a trazer resultados financeiros e sociais”, complementou o presidente Mário Lanznaster.
Segundo o presidente da Aurora, o sistema busca um crescimento homogêneo e a cooperativa conta com uma equipe qualificada. “Exigimos qualidade e amor de todos os produtores, porque o caminho é retidão e respeito ao consumidor”, realçou.
Mário antecipou que o intuito é ampliar o abate na unidade de Xaxim, bem como o número de funcionários. “Pretendemos continuar no município por muitos anos, esta homenagem é muito importante e representa mais responsabilidade”, finalizou.