Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

PNDS: Suinocultura mato-grossense receberá os benefícios

PNDS tem contribuído para o aumento do consumo de carne suína no país, refletindo diretamente nos resultados econômicos do setor.

PNDS: Suinocultura mato-grossense receberá os benefícios

A suinocultura mato-grossense receberá os benefícios do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Essa foi a conclusão da reunião entre a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a coordenadora nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado, realizada na última quarta-feira (10).

Durante a reunião foi elaborado um plano de trabalho. “Desenhamos algumas ações que vão trabalhar na área de produção, para melhoria do manejo, da gestão e inovações para os produtores, oferecido via PNDS através da Acrismat. Assim como oferecer às pequenas e médias indústrias da região boas práticas de fabricação e auditorias dos processos industriais. Tudo isso pensando na melhoria na certificação da qualidade da carne suína que vai para gôndola da região”, pontuou Lívia.

Ficou acordada ainda a realização de um Seminário de Sustentabilidade no segundo semestre deste ano, que vai atender os produtores com tema importantes na área de impacto ambiental para região. E por fim, ações de comercialização, que já começam na semana que vem com a primeira ação da Semana Nacional da Carne Suína, que acontece em todo Brasil e, em Cuiabá no dia 16 de julho. “Também desenhamos algumas ações de curso de corte, de teste de aceitabilidade para inserção da carne suína na merenda escolar, então ficou um plano completo”.

Presente em diversos estados brasileiros, o PNDS tem contribuído para o aumento do consumo de carne suína no país, refletindo diretamente nos resultados econômicos do setor. Segundo a coordenadora, o objetivo geral do projeto é contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira, trabalhando para maior estabilidade econômica da atividade e os consequentes benefícios sociais para os produtores e trabalhadores da cadeia produtiva, por meio da ampliação do mercado doméstico da carne suína.

Segundo o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, desde 2010 a Associação procura inserir Mato Grosso no PNDS. “Estamos bastante ansiosos com o novo PNDS, esperamos trabalhar de forma conjunta e coesa com os outros estados, dentro de um cronograma para aumentar o consumo da carne suína”, ponderou.

Semana nacional – O Grupo Pão de Açúcar, a ABCS e a Acrismat realizam no dia 16, das 8h às 12h, no Extra Cuiabá treinamento teórico e prático em cortes suínos para líderes de açougue. A ação inédita de promoção da carne suína no Grupo faz parte da Semana Nacional da Carne Suína, usando como slogan “A Carne Suína é 10”, aproveitando o clima de futebol e Copa do Mundo.