[quotes_menu]

Empresas

Farmabase reforça conceitos sobre a medicação via água de bebida em aves e suínos

Clientes da região sul e sudeste do país receberam treinamentos da Farmabase sobre medicação via água de bebida.

Farmabase reforça conceitos sobre a medicação via água de bebida em aves e suínos

A Farmabase promoveu nas últimas semanas uma série de palestras para clientes da região sul e sudeste do país sobre um tema do qual é especialista: medicação via água de bebida. Os treinamentos fizeram parte do Programa de Atualização Técnica da Farmabase (PAT), cujo objetivo é proporcionar o aprimoramento técnico de profissionais da cadeia de produção de aves e suínos.

Os treinamentos aconteceram em empresas e cooperativas como Globoaves, Adoro, Copagril e companhias de clientes chave. Na Globoaves, a Farmabase realizou uma apresentação sobre Farmacologia para os veterinários da empresa, além de um treinamento sobre medicação via água de bebida em aves para a equipe técnica de campo, que foi ministrado pelo supervisor de vendas da Farmabase, André Grossi. Segundo o coordenador de área da Farmabase, Daniel Gomes, a medicação realizada pelos profissionais da Globoaves é realizada via água de bebida, o que demonstra a relevância do treinamento.“Mostramos como agem os medicamentos e como usá-los corretamente para o combate de enfermidades que eles enfrentam no dia a dia”.  

Focado na medicação em suínos, o treinamento da Farmabase realizado na Copagril reuniu cerca de 250 pessoas e aconteceu durante o Seminário Anual dos Suinocultores 2013, na cidade de Marechal Candido Rondon, no Paraná. A palestra sobre medicação via água de bebida foi ministrada pelo gerente de marketing, Flávio Hirose. 

Na Adoro e em outra empresa de clientes chave, a palestra foi realizada pelo médico veterinário e consultor da Farmabase, José Severino Neto. Nesta apresentação, foram mostrados os conceitos técnicos de farmacologia e como fazer uso da medicação via água de bebida para aves corretamente. “A temperatura da água, a estabilidade da solução medicada e o número de horas diário de medicação são alguns dos cuidados importantes para este tipo de medicação”, alertou o palestrante. Severino chamou a atenção afirmando que o período de duração da terapia com medicação via água de bebida deve ser adequado. “Quando ela é muito curta há o risco de falha terapêutica e o reaparecimento da doença e seus sinais clínicos e, se for muito longa, gasta-se mais dinheiro, além de se ter um maior risco dos efeitos adversos do antibiótico e de resistência em populações bacterianas”, afirmou.

Para Martim Pereira, da Adoro, a palestra promovida pela Farmabase foi muito interessante e proveitosa. “Observamos a participação dos convidados que interagiram com o palestrante, e nos fez relembrar certos conceitos utilizados diariamente na rotina de campo”, disse. Segundo Severino, a importância dessa série de treinamentos para os clientes está no fornecimento e aplicação das informações recebidas de maneira a obter os resultados de eficácia e segurança desejados com o uso de antimicrobianos e, desta forma, assegurar a saúde animal e a produtividade, com um custo benefício satisfatório. “Sendo um elo da cadeia alimentar, este é um dos serviços prestados pela Farmabase aos seus clientes com informações que possam contribuir com o conhecimento e aplicação de conceitos e técnicas, visando a melhoria da produtividade através do uso correto e responsável destes em animais destinados ao consumo humano”, disse.