O volume das exportações das cooperativas paulistas cresceu 71,2% no primeiro semestre de 2013, comparado com o mesmo período de 2012. As exportações dessas corporações registraram ainda um aumento de 37% no valor exportado, no período analisado, saltando de US$ 840 milhões no ano passado para US$ 1,147 bilhão em 2013.
O crescimento foi puxado principalmente pelo aumento das exportações de etanol – alta de 70% em relação a 2012 – e açúcar (crescimento de 74%). As cooperativas de sucos, café e amendoim também comemoraram bons resultados, com crescimento de 92% do volume embarcado e 63% em valor.
Flávia Maria Sarto, consultora do ramo de Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop-SP), explica que os produtores apostaram no plantio de cana-de-açúcar no período 2012/2013 para produção de etanol diante do cenário positivo do mercado: “Fatores de mercado interno, como a pressão do setor ao governo federal para diminuir os subsídios à gasolina, e sua consequente queda de preço nas bombas de combustível; e do mercado externo, como a falta de milho nos EUA para produção de etanol naquele país, explicam a preferência dos produtores pela fabricação do etanol frente ao açúcar em 2013 e o significativo aumento das exportações de etanol.”
A consultora explica ainda o crescimento das exportações de sucos, café e amendoim. Segundo ela, o resultado mostra a crescente profissionalização e internacionalização das cooperativas paulistas. “Esse é um caminho árduo e sem volta, que trará muitos benefícios aos seus cooperados e ao cooperativismo paulista, tornando-as exemplos para o Brasil”.