Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Abraves anuncia programação científica de seu congresso

O XVI Congresso da Abraves vai promover uma verdadeira maratona científica. Serão ao todo cerca de 30 apresentações, distribuídas no pré-congresso e congresso. Para ministrar as palestras foram convidados especialistas do mundo inteiro. Edição marca também os 30 anos de fundação da Abraves Nacional.

Abraves anuncia programação científica de seu congresso

Em coletiva realizada na cidade de São Paulo (SP), a comissão organizadora do XVI Congresso da Abraves anunciou a programação científica do evento. Serão ao todo cerca de 30 apresentações, distribuídas no pré-congresso e congresso. Para ministrar as palestras foram convidados especialistas do mundo inteiro. Ao todo serão 11 palestrantes do Brasil e nove internacionais, vindos de cinco países diferentes.  

A programação científica do evento será dividida em duas partes: o pré-congresso e o congresso. O pré-congresso, cujo tema central será Saúde Suína, será dividido em três mini-cursos. O primeiro vai abordar os aspectos de saúde relacionados à nutrição; o segundo vai enfocar o monitoramento de doenças e o terceiro terá como mote central o diagnóstico pós-morte. “Os três mini cursos vão acontecer concomitantemente e cada um terá dois palestrantes para discutir o tema ao longo do dia”, explica Marcos Almeida de Souza, presidente da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves). 

Já o congresso terá palestras divididas por segmento de produção. Na parte da manhã serão realizadas palestras magnas, cujos temas serão assuntos de grande interesse para o momento atual da suinocultura brasileira. Na parte da tarde as apresentações serão divididas por setor e enfocarão temas das áreas de reprodução, sanidade, nutrição, ambiência e bem-estar animal. “Queremos com essa programação resgatar o caráter eminentemente técnico do Congresso da Abraves”, afirma Souza. “O critério que norteou a definição dos temas e a escolha dos palestrantes foi a aplicabilidade técnica do conteúdo. Nossa preocupação é garantir que o congressista saia ao final das atividades do congresso com ferramentas e conhecimentos que possam ser usados em seu dia a dia”, conclui. 

30 anos de Abraves – O Congresso da Abraves é o mais importante evento técnico-científico da suinocultura nacional. A edição deste ano tem caráter especial, pois marca os 30 anos de fundação da Abraves Nacional e os dez anos de criação da Abraves Mato Grosso. 

Evento de referência para os técnicos do setor suinícola, o Congresso da Abraves construiu sua reputação ao longo dos anos por ser espaço de difusão de inovações tecnológicas e novidades científicas. Grande parte delas, decisivas para o progresso da suinocultura nacional. A primeira edição do congresso foi realizada em 1984, em Curitiba (PR). Com uma programação técnica de alto nível e participação maciça dos técnicos do setor – foram ao todo 579 congressistas -, o Congresso da Abraves tornou-se, já em sua primeira edição, evento de referência para os profissionais da suinocultura brasileira. Atualmente o evento é considerado ponto de atualização obrigatório para pesquisadores, técnicos e profissionais envolvidos com a cadeia suinícola não só do Brasil como da América Latina. 

Nesta edição, a comissão organizadora do congresso espera a participação de cerca de 700 pessoas. O XVI Congresso da Abraves ocorre de 5 a 7 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 

Em vídeo, o presidente da Abraves, Marcos Almeida de Souza, fala sobre a programação científica do congresso.