Em coletiva realizada na cidade de São Paulo (SP), a comissão organizadora do XVI Congresso da Abraves anunciou a programação científica do evento. Serão ao todo cerca de 30 apresentações, distribuídas no pré-congresso e congresso. Para ministrar as palestras foram convidados especialistas do mundo inteiro. Ao todo serão 11 palestrantes do Brasil e nove internacionais, vindos de cinco países diferentes.
A programação científica do evento será dividida em duas partes: o pré-congresso e o congresso. O pré-congresso, cujo tema central será Saúde Suína, será dividido em três mini-cursos. O primeiro vai abordar os aspectos de saúde relacionados à nutrição; o segundo vai enfocar o monitoramento de doenças e o terceiro terá como mote central o diagnóstico pós-morte. “Os três mini cursos vão acontecer concomitantemente e cada um terá dois palestrantes para discutir o tema ao longo do dia”, explica Marcos Almeida de Souza, presidente da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves).
Já o congresso terá palestras divididas por segmento de produção. Na parte da manhã serão realizadas palestras magnas, cujos temas serão assuntos de grande interesse para o momento atual da suinocultura brasileira. Na parte da tarde as apresentações serão divididas por setor e enfocarão temas das áreas de reprodução, sanidade, nutrição, ambiência e bem-estar animal. “Queremos com essa programação resgatar o caráter eminentemente técnico do Congresso da Abraves”, afirma Souza. “O critério que norteou a definição dos temas e a escolha dos palestrantes foi a aplicabilidade técnica do conteúdo. Nossa preocupação é garantir que o congressista saia ao final das atividades do congresso com ferramentas e conhecimentos que possam ser usados em seu dia a dia”, conclui.
30 anos de Abraves – O Congresso da Abraves é o mais importante evento técnico-científico da suinocultura nacional. A edição deste ano tem caráter especial, pois marca os 30 anos de fundação da Abraves Nacional e os dez anos de criação da Abraves Mato Grosso.
Evento de referência para os técnicos do setor suinícola, o Congresso da Abraves construiu sua reputação ao longo dos anos por ser espaço de difusão de inovações tecnológicas e novidades científicas. Grande parte delas, decisivas para o progresso da suinocultura nacional. A primeira edição do congresso foi realizada em 1984, em Curitiba (PR). Com uma programação técnica de alto nível e participação maciça dos técnicos do setor – foram ao todo 579 congressistas -, o Congresso da Abraves tornou-se, já em sua primeira edição, evento de referência para os profissionais da suinocultura brasileira. Atualmente o evento é considerado ponto de atualização obrigatório para pesquisadores, técnicos e profissionais envolvidos com a cadeia suinícola não só do Brasil como da América Latina.
Nesta edição, a comissão organizadora do congresso espera a participação de cerca de 700 pessoas. O XVI Congresso da Abraves ocorre de 5 a 7 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Em vídeo, o presidente da Abraves, Marcos Almeida de Souza, fala sobre a programação científica do congresso.